Lula pede mobilização popular contra aprovação da anistia no Congresso

O presidente Lula alerta para o risco de aprovação do projeto da anistia e reforça a importância da participação popular na defesa da democracia.

Fonte: CenárioMT

Lula pede mobilização popular contra aprovação da anistia no Congresso
Lula pede mobilização popular contra aprovação da anistia no Congresso - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (4) que a votação do projeto da anistia no Congresso representa um risco real de aprovação. Em encontro com comunicadores e influenciadores de redes periféricas, Lula destacou que a mobilização popular é essencial para impedir a aprovação do texto.

Durante visita à comunidade Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte (MG), o presidente afirmou: “Se for votar no Congresso, nós corremos o risco da anistia. Porque o Congresso, vocês sabem, não é um Congresso eleito pela periferia”.

[Continua depois da Publicidade]

Lula ressaltou ainda que a extrema direita mantém forte presença no Congresso Nacional. “O Congresso tem ajudado o governo, mas a extrema direita ainda tem muita força. É uma batalha que precisa ser feita também pelo povo”, disse, incentivando a participação das comunidades na política.

O projeto de lei da anistia, defendido pela oposição liderada pelo Partido Liberal (PL), busca perdoar condenados pelos atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023, incluindo financiadores, incentivadores e organizadores. Se aprovado, pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro, réu no STF por tentativa de golpe de Estado.

[Continua depois da Publicidade]

O Supremo Tribunal Federal já considerou inconstitucional anistias para crimes contra a ordem democrática, como no caso do ex-deputado Daniel Silveira, condenado por tentativa de impedir o livre exercício dos Poderes e coação no curso do processo.

Politização

Lula afirmou que o Brasil enfrenta um momento de incompreensão e destacou a necessidade de politizar as comunidades. “As pessoas precisam ser orientadas sobre o que é certo e errado. Precisamos combater a fake news”, disse aos influenciadores.

O presidente ainda solicitou apoio para divulgar políticas públicas nas periferias: “Eu sei dessa desgraceira que acontece na periferia e quero mudar isso. A democracia para o povo é comer, estudar, morar e ter acesso à cultura e lazer”.

Ao final do encontro, Lula lançou o programa Gás do Povo, que garantirá gás de cozinha gratuito a famílias de baixa renda.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada.