Hugo Motta confirma providências após prisão da deputada Zambelli na Itália

O presidente da Câmara acompanha os desdobramentos da prisão de Carla Zambelli, ocorrida em Roma, e aguarda posicionamentos oficiais para as próximas etapas.

Fonte: CenárioMT

Brasília (DF) 02/08/2023 Deputada Carla Zambelli durante coletiva no salão verde da Câmara dos Deputados. Foto Lula Marques/EBC
Foto: Lula Marques/ EBC

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, informou que as providências cabíveis referentes à prisão da deputada Carla Zambelli já estão sendo tomadas. A detenção ocorreu em Roma pela polícia italiana, onde Zambelli estava foragida desde que foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil.

Por meio das redes sociais, Motta explicou que aguarda manifestações oficiais do Ministério da Justiça e do governo italiano sobre o caso. Ele ressaltou que, conforme o Regimento Interno e a Constituição, a Câmara só pode deliberar sobre a perda de mandato da parlamentar e não sobre sua prisão.

“Importante lembrar que as providências que cabem à Câmara já estão sendo adotadas, por meio da Representação que tramita na CCJC, em obediência ao Regimento e à Constituição. Não cabe à Casa deliberar sobre a prisão – apenas sobre a perda de mandato”, afirmou Motta.

Carla Zambelli foi condenada pelo STF a 10 anos de prisão por invasão aos sistemas eletrônicos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Após a sentença, ela fugiu do Brasil e passou a ser procurada pela Interpol.

A Polícia Federal confirmou que a deputada está sendo submetida ao processo de extradição conforme a legislação italiana e acordos internacionais. A decisão judicial também prevê a perda do mandato parlamentar de Zambelli, após o esgotamento de todos os recursos legais.