O gabarito oficial das questões objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será divulgado na quinta-feira (13), informou o Ministério da Educação. A liberação ocorre após o primeiro dia de prova, realizado por cerca de 3,51 milhões de participantes em todo o país.
A decisão foi anunciada durante coletiva em Brasília, apresentando o balanço da aplicação. Os participantes poderão consultar o gabarito na área destinada às provas.
A divulgação ocorre antes do prazo previsto no edital, que autorizava a publicação até o décimo dia útil após o segundo dia de aplicação, originalmente estimado para 28 de novembro.
Primeiro dia de prova
No primeiro dia, os inscritos responderam a 90 questões, sendo 45 de linguagens e 45 de ciências humanas, além da redação, que abordou o tema sobre perspectivas do envelhecimento na sociedade brasileira. As avaliações ocorreram em 164.906 salas distribuídas em 1.805 municípios.
Cronograma
No próximo domingo (16), ocorrerá o segundo dia de aplicação, com 90 questões de matemática e ciências da natureza. O prazo para solicitação de reaplicação será de 17 a 21 de novembro, para casos previstos em edital.
Em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas ocorrerão em 30 de novembro e 7 de dezembro devido à realização da COP30. A reaplicação nacional está prevista para os dias 16 e 17 de dezembro.
Os resultados finais devem ser publicados em janeiro de 2026. Para treineiros, a nota será liberada cerca de 60 dias depois.
Sobre o exame
O Enem avalia o desempenho escolar ao fim da educação básica e é utilizado como principal porta de acesso ao ensino superior por meio de programas como Sisu e Prouni. Nesta edição, o exame voltou a permitir a certificação do ensino médio, desde que o candidato atinja os pontos mínimos exigidos.


















