O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu neste domingo (7) o desfile cívico-militar do Dia da Independência na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, acompanhado pela primeira-dama Janja da Silva. A cerimônia, iniciada às 9h20, contou com a tradicional passagem em revista das tropas e chegada em carro aberto, modelo Rolls-Royce presidencial.
Na tribuna das autoridades, Lula e Janja foram recebidos pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e pelos comandantes das três Forças Armadas. O evento deste ano ocorre em meio a tensões comerciais entre Brasil e Estados Unidos e ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo STF, envolvendo crimes de tentativa de golpe e abolição do Estado Democrático de Direito.
O desfile teve como tema central a soberania nacional, refletido em bonés distribuídos ao público e na decoração das tribunas. Outras alas destacaram o Brasil dos Brasileiros, Brasil do Futuro, além de temas como a COP30 e o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A segurança foi reforçada em toda a Esplanada e Praça dos Três Poderes.
Na véspera do evento, o presidente ressaltou em pronunciamento à nação a importância da união dos brasileiros na defesa da democracia, meio ambiente e instituições públicas. O desfile durou cerca de duas horas, encerrando com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça e participação de estudantes e forças de segurança do Distrito Federal. Um público estimado de 45 mil pessoas acompanhou a cerimônia.
Presenças
Além de Lula, marcaram presença o vice-presidente Geraldo Alckmin e o presidente da Câmara, Hugo Motta. Estiveram ausentes o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, em viagem oficial, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Diversos ministros do governo federal participaram, incluindo Rui Costa, Simone Tebet, Ricardo Lewandowski, Camilo Santana, Alexandre Padilha, Frederico Siqueira, Celso Sabino, André Fufuca, Renan Filho, Waldez Góes, Anielle Franco, Sônia Guajajara, Luciana Santos, Gleisi Hoffmann, Marina Silva, Vinicius Marques de Carvalho, Sidônio Palmeira, Jorge Messias, Márcio Macêdo, Alexandre Silveira, André de Paula, Jader Filho, Macaé Evaristo, Márcia Lopes, Márcio França, Margareth Menezes, Mauro Vieira, Paulo Teixeira, Wellington Dias, Wolney Queiroz e Marcos Amaro do Santos. Carlos Fávaro, Fernando Haddad e Luiz Marinho não compareceram.

















