A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, confirmou nesta quarta-feira (1º) que os candidatos aprovados no cadastro reserva da primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU1) começarão a ser chamados em breve.
“Vamos começar a chamar esse cadastro reserva em breve. Muito breve. Tenho uma expectativa de que seja nos próximos dias ou na próxima semana, no máximo”, afirmou a ministra durante entrevista no programa Bom Dia, Ministra.
O CPNU1 possui vigência de um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um ano. Esther Dweck ressaltou que os candidatos do cadastro reserva ainda têm tempo para serem convocados: “Quem está no cadastro reserva, a gente sabe que tem uma ansiedade aí. Vale até o meio do ano que vem, alguns até um pouco mais. E podemos renovar por mais um ano esse cadastro reserva”.
Vagas distintas
Para a segunda edição do CPNU, que ocorrerá no próximo domingo (5), um novo cadastro reserva será formado, abrangendo vagas distintas das do primeiro concurso.
“Não há sobreposição de vagas. Alguém do CPNU2 não será chamado antes do CPNU1, pois não são vagas concorrentes”, explicou a ministra. “Não podemos abrir um concurso para vagas já em aberto. Seria ilegal.”
O CPNU2, portanto, terá novas vagas e também vigência de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano, sem qualquer interferência no cadastro reserva da primeira edição.