O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio registrou 27% de abstenção, mantendo índice próximo ao observado no ano passado. De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, mais de 4,8 milhões de candidatos estavam habilitados para participar da aplicação.
Segundo o balanço apresentado, 3.240 participantes foram eliminados por descumprirem orientações, utilizarem materiais não permitidos, saírem de seus lugares fora do horário autorizado ou tentarem deixar o local com o caderno de questões antes do tempo permitido.
O gabarito oficial deve ser divulgado na próxima quinta-feira (13). O exame foi aplicado em 1.805 municípios e contou com o apoio de mais de 300 mil colaboradores.
No primeiro dia, os participantes responderam a questões de linguagem, ciências humanas e redação, que trouxe como tema as perspectivas sobre o envelhecimento na sociedade brasileira. O ministro destacou que o assunto incentiva o debate sobre direitos da população idosa.
O presidente do Inep, Manuel Palácios, classificou a prova como bem estruturada e alinhada às referências curriculares. Casos de reaplicação estão previstos para os dias 16 e 17 de dezembro.
O segundo dia de prova ocorrerá no próximo domingo (16), com questões de ciências da natureza e matemática. A nota do Enem pode ser utilizada no Sisu, Prouni e Fies, ampliando o acesso ao ensino superior.




















