Câmara aprova projeto que veta animais em testes cosméticos

Deputados federais aprovaram o projeto de lei que proíbe testes em animais para cosméticos, aguardando agora a sanção presidencial.

Fonte: CenárioMT

Câmara aprova projeto que veta animais em testes cosméticos
Câmara aprova projeto que veta animais em testes cosméticos - Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (9) um projeto de lei que proíbe o uso de animais vertebrados vivos em testes de ingredientes ou produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes. A proposta segue para sanção presidencial.

A medida altera a Lei 11.794/08, impedindo que dados obtidos por meio de testes em animais sejam utilizados para autorizar a venda desses produtos ou de seus ingredientes. Somente casos exigidos por regulamentação não cosmética terão exceção, mediante apresentação de documentação que comprove o objetivo não cosmético dos testes.

[Continua depois da Publicidade]

Fabricantes que usarem dados de novos testes com animais não poderão incluir frases como “não testado em animais” ou “livre de crueldade” nas embalagens. Segundo o relator, deputado Ruy Carneiro (Pode-PB), manter a prática significaria um retrocesso científico e ético. Ele destacou métodos alternativos, como modelos computacionais, bioimpressão 3D e culturas celulares, como opções mais confiáveis e eficazes.

Produtos ou ingredientes testados em animais antes da nova lei poderão continuar sendo vendidos normalmente.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.