Boulos promete colocar governo na rua e ouvir demandas populares

Novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, agradeceu a confiança do presidente Lula e afirmou que pretende aproximar o governo da população.

Fonte: CenárioMT

Boulos promete colocar governo na rua e ouvir demandas populares
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, afirmou que sua principal missão será “colocar o governo na rua”, levando as ações do Executivo e ouvindo as demandas da população em todo o país. A declaração foi feita nas redes sociais, após ele agradecer ao presidente Lula pela confiança ao convidá-lo para o cargo.

“Minha grande escola de vida e de luta foi o movimento social brasileiro, e levarei esse aprendizado agora ao Planalto. Presidente, sua confiança será honrada com muito trabalho”, afirmou Boulos, que assume o posto antes ocupado por Márcio Macêdo.

[Continua depois da Publicidade]

À frente da Secretaria-Geral, o ministro terá a função de auxiliar o presidente em suas atribuições e fortalecer o diálogo com a sociedade civil, especialmente com movimentos sociais, ONGs, entidades de classe e a juventude.

Trajetória

Com 43 anos, Guilherme Boulos tem uma carreira marcada pelo ativismo urbano e pela militância em defesa da moradia e da reforma urbana. Nascido em São Paulo, em 19 de junho de 1982, é filho dos médicos e professores universitários Maria Ivete e Marcos Guilherme Boulos. Durante o ensino médio, trocou a escola particular por uma instituição pública, decisão que marcou o início de seu engajamento político.

[Continua depois da Publicidade]

Ingressou no movimento estudantil aos 15 anos e, na Escola Estadual Fernão Dias Paes, participou de protestos, criou um grêmio estudantil e realizou trabalhos de alfabetização. Em 2000, iniciou o curso de filosofia na USP, especializando-se depois em psicologia clínica pela PUC e tornando-se mestre em psiquiatria pela USP. Atuou como professor e escritor, publicando obras como Por que ocupamos? e Sem Medo do Futuro.

Movimento social e política

Aos 19 anos, Boulos passou a viver em uma ocupação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), onde se tornou uma das principais lideranças nacionais do grupo. Nesse período, conheceu sua companheira, Natália Szermeta, com quem tem duas filhas.

Filiado ao PSOL, ganhou destaque nacional ao disputar a Presidência da República em 2018 e concorrer duas vezes à Prefeitura de São Paulo, em 2020 e 2024. Em 2022, foi eleito deputado federal com mais de 1 milhão de votos, sendo o mais votado de São Paulo e o segundo mais votado do Brasil.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.