Fiat Cronos conquistou e não saiu mais do pódio

Modelo lançado em 2018 é oferecido em quatro versões e segue sem opção de motor turbo

Fonte: Sergio Dias

Fiat Cronos conquistou e nao saiu mais do podio Sergio Dias 2

O atual segundo sedã mais vendido do mercado brasileiro passou pela garagem do CenárioMT na última semana: Fiat Cronos 2024. O modelo fabricado na Argentina é oferecido por aqui em quatro versões com duas opções de motorização.

O Fiat Cronos foi lançado em 2018 vem mostrando uma boa aceitação do público

Fiat Cronos conquistou e nao saiu mais do podio Sergio Dias 5

O sedã lançado em 2018 vem mostrando uma boa aceitação do público, tanto que em 2022 alcançou o seu melhor resultado com 41,6 mil unidades emplacadas, atrás apenas do líder Chevrolet Onix Plus com suas 75,2 mil unidades.

Nesse ano o sedã da Fiat segue como o segundo mais vendido do segmento com 38,6 mil unidades emplacadas até o mês de outubro, tendo a possibilidade de ter o seu melhor ano em emplacamentos e ainda ver a diferença para o líder ficar um pouco menor.

[Continua depois da Publicidade]

Um destaque negativo é que a linha Fiat Cronos 2024 segue sem a opção de motorização turbo. Como referência, dos quatro sedãs mais vendidos no Brasil esse ano, apenas o Cronos não tem a opção do turbo: Chevrolet Onix, Hyundai HB20S e Volkswagen Virtus têm.

Nesse ano o sedã da Fiat segue como o segundo mais vendido do segmento com 38,6 mil unidades emplacadas até o mês de outubro

Fiat Cronos conquistou e nao saiu mais do podio Sergio Dias 14

A linha 2024 pode ser equipada com o motor Firefly 1.0, que em conjunto com a transmissão manual de cinco velocidades entrega até 75 cavalos de potência e equipa apenas a versão Drive 1.0 Flex.

As outras três versões são equipadas com o motor 1.3 Firefly de até 107 cavalos de potência e opções de transmissão manual e automática tipo CVT com sete velocidades simuladas.

[Patrocinado]

A versão Drive 1.3 é a única equipada com a transmissão manual, enquanto as versões Drive 1.3 Automático e Precision 1.3 Automático são equipadas com a automática tipo CVT, que oferece os modelos de condução AUTOMÁTICO, MANUAL e SPORT.

A linha Fiat Cronos 2024 conta com grade frontal que apresenta uma colmeia interna e dois frisos horizontais que conferem mais modernidade e esportividade ao visual, além de opções de rodas e calotas para todas as versões.

Seu interior conta com a opção em couro no tom Espresso Brown em bancos e painéis de portas, deixando o modelo mais sofisticado e aconchegante. O volante passou por atualizações em todas as versões desde a linha anterior e segue a linha adotada em outros modelos da marca.

Conheça cada uma das versões que agora compõem a linha Fiat Cronos 2024:

Fiat Cronos Drive 1.0

A versão de entrada vem de série com itens como ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, travamento elétrico das portas, alarme de perímetro, ajuste de direção, indicação individual do pneu com baixa pressão, ajuste de altura do banco do motorista, central multimídia de 7’’, volante multifuncional, entradas USB para bancos traseiros, sensor de estacionamento traseiro, vidros traseiro elétricos, assinatura em LED nos faróis e rodas em aço de 15”.

Fiat Cronos Drive 1.3

A versão vem de série com todos os equipamentos da versão Drive 1.0, mas aqui com motor 1.3 Firefly. Como opcional, está o pack que traz o conceito italiano S-Design, com um visual bem mais esportivo e exclusivo.

Fiat Cronos Drive 1.3 Automático

Além de todos os itens da versão anterior, a Drive 1.3 Automático conta com o câmbio automático CVT, controle de estabilidade, controle de tração, piloto automático, Hill Holder e modo Sport.

[Continua depois da Publicidade]

Fiat Cronos Precision 1.3 Automático

A versão topo tem, além de todos os equipamentos da Drive 1.3 Automático, roda de liga de 16″, chave presencial keyless enter n´go, ar-condicionado automático, câmera de ré com linhas dinâmicas, faróis de neblina com função cornering, espelho retrovisor elétrico, repetidor lateral de seta, luzes de cortesia sob os retrovisores, volante revestido em couro, câmbio borboleta (paddle shifters), apoio de braço dianteiro, bancos traseiros bipartidos 60/40 e maçanetas externas cromadas. Para completar, como opcional, tem interior em couro marrom.

Notas Rápidas, por Sérgio Dias

Aplicativo possibilita a consulta do valor do IPVA 2024

O aplicativo Super App disponibiliza a calculadora do IPVA 2024 para simplificar o dia a dia dos motoristas.

A calculadora IPVA 2024 resolve o problema de quem não quer ser pego de surpresa e dá uma estimativa de preço com base no valor do veículo pela Tabela Fipe. Além disso, o cálculo leva em conta a taxa de alíquota do imposto aplicada pelos governos estaduais e que varia por estado e categoria.

Ford abre inscrições para nova turma do programa gratuito Ford <Enter>

A Ford iniciou as inscrições para a terceira turma do Ford <Enter>, programa de formação profissional que capacita pessoas de baixa renda para atuar no mercado de tecnologia. Até o dia 24 de novembro é possível se inscrever por meio do site www.ford.com.br/sobre-a-ford/ford-enter.

São 60 vagas para o curso de programador em front-end e os pré-requisitos para participar são ter 16 anos ou mais, ensino médio em curso (a partir do 2º ano) ou completo, renda familiar de até quatro salários mínimos e morar na região metropolitana de São Paulo.

Mercedes-Benz aprimora o luxo do novo GLE 450 d 4MATIC SUV

A Mercedes-Benz apresenta o novo GLE 450 d 4MATIC SUV, que chega com preço a partir de R$ 729.900,00 e tem como destaques, além do design renovado e interior mais tecnológico, a motorização com sistema híbrido leve de 48 volts e o ISG – Gerador de Partida Integrado, que combina motor de partida e alternador em um único motor elétrico.

O motor diesel de 6 cilindros de 3.0 litros gera 367 cavalos de potência e 750 NM de torque com câmbio automático de 9G-Tronic de nove velocidades e tração integral nas quatro rodas 4MATIC.

Velas aquecedoras proporcionam redução das emissões de fumaça branca e poluentes

Essenciais para facilitar a partida a frio e melhorar o desempenho durante a fase fria dos motores a diesel, as velas aquecedoras desempenham um papel fundamental especialmente naqueles de menor porte com taxa de compressão e índices de ruído e vibração mais baixos.

Além de terem essa função, que é amplamente conhecida pelos mecânicos, as velas aquecedoras atuam na pós-partida, também conhecida como fase fria do motor.

Gilbarco Veeder-Root inicia parceria para oferecer a solução Gstation

Gilbarco Veeder-Root e TecSoft iniciam parceria para oferecer aos executivos de postos de combustíveis o Gstation, solução para pagamento móvel e automação para postos de combustíveis.

O Gstation permite que consumidores paguem pelo combustível ou produtos adquiridos nas lojas de conveniência, proporcionando ao consumidor uma experiência da compra rápida e sem uso de dinheiro ou cartões físicos, agilizando o processo de pit-stop no abastecimento.

MINI apresenta o elétrico Countryman SE ALL4

A MINI apresentou na Europa o Countryman SE ALL4, modelo elétrico com tração integral, motorização com 313 cavalos de potência e 494 Nm de torque.

O modelo teve ampliadas as funções de assistência à condução parcialmente automatizada de nível 2 e uma autonomia elétrica de até 433 quilômetros de acordo com o ciclo de testes WLTP – ou 303 quilômetros no ciclo brasileiro.

Volvo comemora 15 anos de aterro zero na fábrica de Curitiba

Com modernos processos de gestão de produção e destaque em manufatura 4.0, desde 2008 mais de 50 mil toneladas de resíduos gerados pela planta da Volvo no Paraná deixaram de seguir para aterro.

A unidade, que é responsável pela produção dos caminhões e ônibus da marca para a América Latina, foi uma das pioneiras do Grupo no mundo a alcançar esse status, numa prática que vem se ampliando cada vez mais na indústria.

Stellantis terá na Europa primeiro centro de economia circular

A Stellantis N.V. anunciou a inauguração oficial de seu primeiro centro de economia circular SUSTAINera no complexo Mirafiori em Turim, na Itália, no dia 23 de novembro de 2023.

O Circular Economy Hub é a casa de atividades que apoiam um modelo de negócio sustentável para peças e veículos, incluindo remanufatura de peças e bateria de veículo elétrico, recondicionamento e desmontagem de veículos, com escopo definido para expansão global – portanto, podendo vir para o Brasil.

Confira mais fotos do Fiat Cronos

Sérgio Dias é jornalista, editor dos jornais Alpha Autos e BLEH!, do blog Alpha Lazer e da fanpage @CoisaVelha - que tem mais de um milhão de seguidores no Facebook e Instagram. Desde 2020 é um dos “Top 25 dos +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva” do Brasil, na votação promovida pelo Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva, sendo que em 2023 foi o quarto mais admirado.