Sema-MT promove atendimento sobre o CAR em Mutirão Ambiental de Diamantino

Evento é organizado pelo Sindicato Rural com o objetivo de auxiliar produtores a obterem a regularidade ambiental 

Fonte: Lorena Bruschi | Sema-MT

Atendimento da Sema em Mutirão Ambiental              Crédito - Karla Silva/ Sema-MT
Atendimento da Sema em Mutirão Ambiental Crédito - Karla Silva/ Sema-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) participa do Mutirão Ambiental em Diamantino e região, organizado pelo Sindicato Rural, entre os dias 2 e 5 de outubro de 2023. O objetivo do evento é levar atendimento para produtores rurais de nove cidades da região Centro Oeste de Mato Grosso sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Os interessados podem se inscrever previamente por meio do formulário online e comparecer na data agendada com um documento pessoal com foto e/ou número do CAR.

Além do atendimento presencial e individualizado, o evento terá a palestra “Oportunidades e desafios na regularização do imóvel rural”, ministradapela secretária Adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto, e uma reunião sobre o Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar) Assentamentos.

“Convidamos todos os produtores para aproveitar essa oportunidade de consultar como está a situação do seu processo do CAR na Sema. Estaremos com o Simcar em campo, com uma equipe preparada e um atendimento humanizado para prestar informações e orientações sobre como resolver o seu processo e alcançar a regularidade ambiental”, destacou a secretária.

[Continua depois da Publicidade]

Dentre os cerca de 70 mil processos analisados pela Sema, mais de 20 mil estão suspensos por pendências, e 23 mil aguardam complementação do interessado.A expectativa é aumentar o número de proprietários que regularizem os seus processos na Sema e a validação dos cadastros. Com o CAR validado, o produtor tem benefícios como acesso ao crédito e maior aceitação da produção no mercado.

Nesta edição, serão atendidos produtores e responsáveis técnicos dos seguintes municípios:Diamantino, Nova Marilândia, Nortelândia, Alto Paraguai, Nobres, São José do Rio Claro, Nova Mutum, Nova Maringá, Santo Afonso.Neste ano, mais de 1300 atendimentos foram realizados em cinco edições do Mutirão Ambiental.

O Mutirão Ambiental de Diamantino e Região é organizado pelo Sindicato Rural, em parceria com a Sema, Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Câmaras de Vereadores, Sindicatos de Trabalhadores Rurais, Associação de Pequenos Produtores e prefeituras dos municípios envolvidos.

Serviço: Mutirão Ambiental de Diamantino e região
Data: 2 a 5 de outubro
Local: Local: Villa Parecis (Rua Suely Terezinha Dias Mendes n 482- Bairro Jardim Guaraná – Centro, Diamantino-MT)
Inscrições: AQUI

Veja a programação completa:

2 DE OUTUBRO
19h30 – Abertura oficial

3 DE OUTUBRO
8h – Palestra: Cadastro Ambiental Rural: Oportunidades e desafios na regularização do imóvel rural com a Secretária Adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto
10h às 17h – Atendimento individualizado com analistas da Sema
14h – Reunião sobre Simcar Assentamentos com secretária adjunta da Sema, Luciane Bertinatto

4 E 5 DE OUTUBRO
8h às 17h – Atendimento individualizado com analistas da Sema

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.