Obras de linhas férreas autorizadas pela ANTT em MT devem gerar cerca de 80 mil empregos

Investimento previsto é de R$ 11,3 bilhões. As duas ferrovias autorizadas esta semana devem começar a operar até 2041

Fonte: CenárioMT com informações Assessoria

empresa recebe autorizacao para construir ferrovia ligando agua boa a lucas do rio verde
O modal terá foco no transporte de cargas como grãos, fertilizantes e farelo de soja - Foto por: Tchélo Figueiredo - SECOM/MT

As obras das duas novas linhas férreas autorizada pela ANTT esta semana deverão gerar cerca de 80 mil empregos diretos e indiretos para sua construção. Os trechos entre Santa Rita do Trivelato x Sinop e Primavera do Leste x Ribeirão Cascalheira deverão começar a operar em até 2041.

A empresa Rumo S.A. obteve as autorizações. Ela deve investir R$ 11,3 bilhões gerando 54.365 empregos diretos e outros 25.640 empregos indiretos.

A linha férrea no trecho entre Santa Rita do Trivelato e Sinop tem 250,7 quilômetros. Ela servirá para o transporte de granéis agrícolas, produtos industrializados, graneis líquidos e Fertilizantes.

A segunda autorização da Rumo S.A será para 498 quilômetros de linhas férreas entre Primavera do Leste e Ribeirão Cascalheira. Esse ramal vai possibilitar o transporte de granéis agrícolas, produtos industrializados, granéis líquidos e fertilizantes.

[Continua depois da Publicidade]

A partir das autorizações, caberá à empresa conduzir as tratativas para tirar o projeto do papel, assumindo todos os riscos do negócio. Assim, serão da iniciativa privada – e não do estado – as obrigações de obtenção dos licenciamentos junto aos órgãos competentes, o desenvolvimento dos projetos de engenharia e de viabilidade socioambiental, a busca de financiamento e a definição das etapas da obra.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.