Mato Grosso fortalece produção de fertilizantes para reduzir dependência externa

Estado participa de articulação nacional para diminuir importações de fertilizantes e incentivar a indústria local.

Fonte: CenárioMT

Mato Grosso fortalece produção de fertilizantes para reduzir dependência externa
Foto: Assessoria Sedec

Mato Grosso está consolidado como um dos nove polos previstos no Plano Nacional de Fertilizantes, iniciativa que busca reduzir a dependência de insumos importados, hoje superior a 85%. Representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) participaram do workshop “Fertilizantes 2025: cenários e perspectivas”, em Brasília, reunindo cerca de 250 representantes do setor público e privado para discutir estratégias.

O Plano Estadual de Fertilizantes, criado em 2023, já está alinhado às diretrizes federais, com incentivo à instalação de indústrias locais e à exploração de reservas minerais. O estado também aposta na produção de fertilizantes nitrogenados e orgânicos, aproveitando resíduos da cadeia da proteína animal.

De janeiro a maio deste ano, Mato Grosso importou US$ 401,29 milhões em fertilizantes, majoritariamente da Rússia. A região Oeste possui reservas estimadas em 314 milhões de toneladas de fosfato, o que representa grande potencial de exploração. Até a COP 30, em Belém, está prevista a inauguração de um Centro de Excelência em Fertilizantes e Nutrição de Plantas no Rio de Janeiro.

Durante o evento em Brasília, a ApexBrasil e o Sinprifert renovaram por dois anos o protocolo de intenções para atrair investimentos e apoiar a meta nacional de reduzir a dependência externa para 50% até 2050.