Estratégia para recuperar 5 mil hectares do Cerrado em MT é apresentada em exposição agropecuária

Programa Juntos pelo Araguaia prevê que pequenos e médios produtores atuem diretamente na recuperação das áreas degradadas

Fonte: Lorena Bruschi | Sema-MT

Atendimento da equipe executora na Expoleste, em Barra do Garças              Crédito - JPA
Atendimento da equipe executora na Expoleste, em Barra do Garças Crédito - JPA

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e a equipe executora do Programa Juntos pelo Araguaia (JPA) apresentaram a iniciativa e a estratégia estadual para recuperar 5 mil hectares do Cerrado, durante a 38ª Expoleste, feiraagropecuáriade Barra do Garças, que terminou neste domingo (17.09), após uma semana de programação. A ação fezparte do estande da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

O programa prevê que pequenos e médios produtores atuem diretamente na recuperação das áreas degradadas já declaradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR), que influenciam diretamente na conservação do Rio Araguaia.

Conforme a superintendente de Gestão da Desconcentração e Descentralização da Sema (SGDD), Helen Farias, a mobilização social é de suma importância para adesão dos produtores. “É necessário que todos conheçam a iniciativa, os benefícios de recuperar as áreas degradas para melhorar a quantidade e qualidade da água do Rio Araguaia”, afirma.

O representante da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer), Geraldo Donizete Lúcio, cita a importância do projeto para a agricultura familiar, já que os rios e cursos d’água garantem a produção de alimentos da população do entorno.

[Continua depois da Publicidade]

“É um projeto fantástico de recuperação das bacias hidrográficas do Araguaia. Quando a gente se depara com um projeto como este, de proteção do nosso Rio Araguaia, a Empaer se sente privilegiada por ter um projeto como este no rol de expositores”, avalia.

A Expoleste é a maior feiraagropecuária do calendário de Barra do Garças, no leste de Mato Grosso. O evento ocorreu noparque de exposições Eliziário José de Farias,com uma programação de cinco dias com shows nacionais, feira de expositores, rodeio, palestras, entre outras atrações.estrategia para recuperar 5 mil hectares do cerrado em mt e apresentada em exposicao agropecuaria interna 1 2023 09 18 1729860143Atendimento da equipe executora na Expoleste, em Barra do Garças. Foto:: JPA

Juntos pelo Araguaia

Lançado em 2019 pelos governos federal e estaduais de Goiás e Mato Grosso, o maior programa de recuperação de bacia hidrográfica do mundo iniciou a operação do Escritório Executivo em Barra do Garças. O Juntos pelo Araguaia está investindo R$ 2,8 milhões da conversão de multas junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Em Mato Grosso, os recursos investidos são obtidos por meio de um Termo de Ajuste de Conduta firmado junto ao Ministério Público, que prevê o pagamento de multas com serviços ambientais.

Na primeira etapa, o projeto é executado em 16 municípios goianos e 12 mato-grossenses. Em Mato Grosso, as cidades impactadas são: Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Barra do Garças, General Carneiro, Guiratinga, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Tesouro e Torixoréu.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.