Servidores da saúde que atuam no Centro de Triagem realizam testes da Covid-19

Objetivo é identificar casos suspeitos para o tratamento precoce do profissional infectado conforme conduta médica

Fonte: CenárioMT

Ação integra o protocolo de segurança para testagem dos servidores na Identificação de casos suspeitos como forma de prevenção no diagnóstico da Covid-19. - Foto por: Christiano Antonucci - SECOM/MT

Os profissionais que atuam na linha de frente de combate à pandemia fazem parte do grupo mais vulnerável ao risco de contaminação pelo novo coronavírus. Diante da situação eminente, todos os servidores que atuam no Centro de Triagem da Covid-19 estão passando por testes rápidos para o diagnóstico precoce da doença.

Essa ação, teve início na tarde desta terça-feira (04.08), na Arena Pantanal. O trabalho integra o protocolo de segurança para testagem dos servidores e identificação de casos suspeitos como forma de prevenção no diagnóstico da Covid-19 entre os 500 profissionais que prestam serviço de atendimento ao público no local.

[Continua depois da Publicidade]

A diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patricia Neves Dourado, que coordena o Centro de Triagem da Covid-19, declarou que todos os profissionais que trabalham no a linha de frente “vão ser testados, examinados e medicados”. “Implantamos essa ação para conseguir achatar a curva de crescimento da doença entre os profissionais, porque caso contrário não teremos servidores para atuar no atendimento”. O processo de testagem inclui os profissionais de setores técnicos e engloba todos que trabalham no local, independente da função.

[Continua depois da Publicidade]

Além disso, a gestora destacou que o protocolo se segurança não se limita apenas ao Centro de Triagem, ele também está sendo expandido para o Hospital Estadual Santa Casa, unidade que também possui alas para o tratamento de pacientes com Covid-19.

O profissional que tiver o resultado positivo para a Covid-19 será conduzido para clínica médica, onde receberá toda a atenção para a realização de exames e a possível retirada de medicamentos. Após esse processo, todos os profissionais diagnosticados serão temporariamente afastados e cumprirão a quarentena.

Para não comprometer o andamento dos trabalhos de atendimentos ao público, a coordenação organizou uma logística e está realizando testes e exames por etapas, com grupos de cerca de 100 profissionais por dia separados por setor.

A enfermeira Cléia Benedita dos Santos Costas, que atua no Centro de Triagem  realizou o teste pela primeira vez e classificou a iniciativa como de extrema importância, pois os profissionais têm “o contato direto, todos os dias, com pacientes que possuem o vírus da doença, estando sujeitos ao risco de contaminação. É importante saber se temos para não contaminar pessoas que estão próximos da gente, tanto no ambiente de trabalho como no ambiente familiar”.

A profissional disse ainda que o protocolo de cuidado pessoal é bastante rigoroso e seguido por todos para evitar a contaminação. “Os equipamentos de proteção individual são colocados imediatamente quando entramos aqui. Além disso, estamos sempre higienizando as mãos e os equipamentos que usamos”.

Outra profissional que também realizou o teste foi a bióloga Janaice Silva dos Santos, que também atua no combate à pandemia. Segundo explicações da servidora, “quem trabalha na linha de frente corre o risco de ser contaminada, é importante saber se temos ou não essa doença para evitar qualquer tipo de gravidade”.

Resultado parcial

Dos 50 profissionais que realizaram o exame no primeiro dia, 10 receberam o resultado postivo para Covid-19 e foram afastados de suas atividades para iniciar o processo de quarentena. As duas profissionais entrevistadas nesta matéria tiveram o resultado do teste negativo para doença.  Porém, todos passaram por consulta médica para avaliação de saúde e receberam informações sobre os cuidados que devem continuar mantendo para se proteger e evitar a contaminação pelo coronavirus.

Combate à pandemia

O atendimento no Centro de Triagem da Covid-19 é uma ação promovida pelo Governo de Mato Grosso para auxiliar à Atenção Básica municipal de saúde. Durante os quatros primeiros dias de funcionamento, cerca de 2 mil pessoas receberam atendimento no local para realização do teste do novo coronavírus.

O local possui uma estrutura para realização de testagem rápida para o novo coronavírus, realização de exame com uso do aparelho de tomografia e entrega de medicamento para o tratamento precoce da doença, após consulta com prescrição médica.

O Centro de Triagem na Arena Pantanal fica localizado na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n – Verdão, em Cuiabá.

Para saber mais sobre o passo a passo de como funciona o atendimento clique aqui.
Para saber como chegar ao Centro de Triagem na Arena Pantanal clique aqui.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .