Casal de idosos relata sobre atendimento e comemora resultados negativos da Covid-19

Um deles apresentou sintomas gripais e temia que estivesse infectado pelo novo coronavírus

Fonte: CenárioMT

Centro de triagem COVID 19 dia 28 de julho - Foto por: Christiano Antonucci

Foi com sorriso escondido atrás das máscaras, mas com olhar carregado de alegria que João Martins e Faustina Martins, casados há 34 anos, moradores do bairro Cohab São Gonçalo, receberam aliviados o resultado do teste negativo para Covid-19.

Após apresentar sintomas gripais, o casal de idosos decidiu buscar pelos atendimentos do Centro de Triagem da Covid-19, na tarde desta terça-feira (28.07), para realização do teste rápido.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com a senhora Faustina, antes de procurar atendimento no Centro de Triagem, houve outras duas tentativas para realizar o exame da Covid-19 nas unidades de Atenção Básica do Município de Cuiabá, inclusive no próprio bairro onde moram, mas todas sem sucesso, pois não conseguiu encontrar o teste para o diagnóstico da doença.

“Eu tentei fazer o teste no Centro de Saúde do Parque Cuiabá e não consegui. Depois, fui ao Centro de Saúde Cohab São Gonçalo, que fica onde eu moro, e não consegui fazer lá também, mas graças a Deus consegui fazer o teste aqui na Arena”, explicou.

[Continua depois da Publicidade]

Ainda de acordo com as declarações da idosa, o atendimento recebido “foi muito bom, todos os profissionais foram muito atenciosos desde o primeiro atendimento até o final, graças a Deus. Meu teste deu negativo e do meu esposo também, não temos coronavírus”, comemora.

Já o esposo disse que não apresentou nenhum sintoma, mas devido ao contato com sua companheira, aproveitou para realizar o teste e saber qual seria o diagnóstico.

“Eu não senti nada, mas decidi que precisava fazer o teste para ter certeza que não tenho coronavírus”. Além disso, ele destacou que as instalações possuem boa estrutura e o local conta com profissionais que ofertam um excelente atendimento. “Eu tenho prioridade no atendimento, tudo funcionou de forma organizada, achei ótimo o tratamento aqui”, concluiu.

Embora o casal tenha recebido o diagnóstico negativo para Covid-19, eles passaram por consulta médica para avaliação de saúde e receberam informações sobre os cuidados que devem ter para se proteger e evitar a contaminação do novo coronavirus.

Vale ressaltar que pessoas acima de 60 anos são mais vulneráveis a doença. Além disso, quem possui doenças crônicas como diabetes e hipertensão, asma fazem parte do grupo de risco, pois essas comorbidades pode causar complicações fatais.

Uma das coordenadoras que atua na linha de enfrentamento do combate à Covid-19, Patrícia Dourado, destacou que ainda é necessário “fazer o isolamento social e redobrar os cuidados preventivos para evitar a disseminação da doença”, uma ameaça eminente para toda população.

Combate à pandemia

O atendimento no Centro de Triagem da Covid-19 é uma ação promovida pelo Governo de Mato Grosso para auxiliar à Atenção Básica municipal de saúde. Durante os quatros primeiros dias de funcionamento, cerca de 2 mil pessoas receberam atendimento no local para realização do teste do novo coronavírus.

O local possui uma estrutura para realização de testagem rápida para o novo coronavírus, realização de exame com uso do aparelho de tomografia e entrega de medicamento para o tratamento precoce da doença, após consulta com prescrição médica.

Serviço

O Centro de Triagem na Arena Pantanal fica localizado na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n – Verdão, em Cuiabá.

O atendimento no Centro de Triagem funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 17h. São entregues até 600 senhas das 6h às 6h45. É obrigatório o uso de máscaras de proteção e as equipes do Corpo de Bombeiros monitoram o local para garantir a organização do espaço durante a entrega das senhas.

Para saber mais sobre o passo a passo de como funciona o atendimento clique aqui.

Para saber como chegar ao Centro de Triagem na Arena Pantanal clique aqui. 

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .