Único hospital público de Barra do Bugres é fechado para reforma durante pandemia

Fonte: G1 MT

1 11

O único hospital público de Barra do Bugres, a 169 km de Cuiabá, foi fechado para reforma após o vencimento do contrato, nessa segunda-feira (27), entre o Consórcio Intermunicipal de Saúde e o governo de Mato Grosso.

A presidente do consórcio, Eliane Lins da Silva, disse no relatório que a empresa não possui mais condições técnicas e jurídicas para continuar na gestão da unidade e que, em reunião, informou ao estado as condições.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou que o Hospital Regional vai ser reformado antes de voltar a receber pacientes.

De acordo com a secretária de Saúde Barra do Bugres, todos os pacientes que estavam internados na unidade foram regulados pelo estado e transferidos para outros hospitais da região.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo a pasta, agora só vão ser atendidas as urgências e emergências no município. Os casos de alta e média complexidade vão ser regulados e os pacientes serão encaminhados para outros hospitais.

O governo do estado informou também que vão ser investidos, em parceria com o consórcio, cerca de R$ 3 milhões na reforma do Hospital Regional.

Além da modernização de toda a estrutura da unidade, a SES-MT planeja a ampliação para a construção de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O projeto dos leitos de UTI deve ser apresentado pela SES-MT em 60 dias.

O Hospital Regional conta com 66 leitos de enfermaria. Depois da reforma, não serão atendidos pacientes com Covid-19.