Creas realiza abordagem social para ajudar pessoas em situação de rua

Fonte: CAROLINA MIRANDA

Para o trabalho, uma equipe multidisciplinar atua de forma itinerante em ruas do município realizando abordagem de aproximação

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh) por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) realiza diariamente serviços de abordagens da população em situação de rua.

[Continua depois da Publicidade]

As ações acontecem nos locais de maior concentração, como praças e logradouros públicos que são utilizados como espaços de aproximação do cotidiano dessas pessoas onde os riscos de vulnerabilidade se agravam. “O serviço especializado de abordagem social visa o atendimento de crianças, adolescentes e adultos em situação de rua na prática da mendicância, trabalho infantil, entre outras formas de violação de direitos”, disse a secretária adjunta de Assistência Social, Hellen Ferreira.

Além das pessoas em situação de rua, a ação permite assistência a usuários de substâncias psicoativas ou cidadãos que precisam de ajuda para retornar para sua cidade ou municípios do interior do estado.

[Continua depois da Publicidade]

A proposta é garantir o acesso e inserção nas políticas públicas, estimulando e provocando a sua reflexão enquanto sujeitos de direitos, facilitando a sua participação no processo de superação dessa condição. “Essas pessoas são convidadas a conhecer uma de nossas unidades acolhedoras onde serão realizados todos os encaminhamentos necessários para que essas pessoas tenham melhores condições de sobrevivência”, comentou.

Para o trabalho, uma equipe multidisciplinar atua de forma itinerante em ruas do município realizando abordagem de aproximação, escuta e construção de vínculos com essa população.

A população também pode obter atendimento nas duas unidades dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social Centro e Norte, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

“No Creas, a população é atendida com serviços de cidadania como o encaminhamento para emissão de documentos e acolhimento em um dos abrigos do município”, finalizou Helen.  

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .