Como se preparar para tornar-se um diplomata

Fonte: Débora Ramos

como se preparar para tornar se um diplomata 1386660

Anualmente o Ministério da Relações Exteriores, também conhecido como Itamaraty, está selecionando os aspirantes a representar o Brasil em outros países, trabalhando a favor dos interesses nacionais. Com a proximidade da conclusão do processo de 2018, em breve o Certame de Admissão à Carreira de Diplomata será um dos concursos com inscrições abertas em 2019

Para ingressar no cargo, é necessário passar no CACD, ser brasileiro nato, ter seus direitos políticos, estar em dia com as obrigações eleitorais e também do Serviço Militar (para candidatos masculinos,), idade mínima de 18 anos e aptidão física e mental para o cargo, verificado por exames pré-admissionais. Além disso, o candidato deve apresentar um diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior emitido por uma universidade brasileira e reconhecida pelo Ministério da Educação, não importa qual é o curso. Aos que fizeram graduação em outro país, cabe ao próprio candidato buscar revalidação do MEC.

O concurso é dividido em três fases de caráter eliminatório e classificatório. A primeira é uma prova em formato de teste que aborda língua portuguesa e inglesa, história do Brasil e mundial, política internacional, geografia, noções de economia e direito, além de direito internacional público. A segunda etapa abrange uma prova escrita de língua portuguesa, com exercício de uma redação e dois de interpretação, análise ou comentários de textos, além de um teste de língua inglesa, constituído de redação, tradução de um texto do inglês para o português e outro escrito que faz o caminho inverso, além de um resumo na língua inglesa do texto escrito no mesmo idioma.

Para finalizar o processo, a terceira etapa é composta por provas escritas de história do Brasil, política internacional, geografia, noções de economia e direito, direito internacional público, além das línguas espanhola e francesa.

A primeira fase é realizada nas capitais de todos os estados do país e no Distrito Federal; as outras duas etapas apenas nas cidades com candidatos aprovados. Os aprovados em todo o processo ainda fazem um curso de formação no Instituto Rio Branco em Brasília. A seleção é realizada pelo Cespe (UnB).

Quem for aprovado entra no Ministério das Relações Exteriores como diplomata na classe inicial, no cargo de Terceiro Secretário, com salário de R$ 19,1 mil, além de benefícios. A contratação é feita através do regime estatutário.

Com o passar dos anos, dependendo do desempenho do profissional, aquele que foi aprovado no CACD vai subindo na hierarquia do Itamaraty, na ordem de Segundo Secretário, Primeiro Secretário, Conselheiro, Ministro de Segunda Classe e Ministro de Primeira Classe — este último cargo é quando se assume a função de embaixador.

Então, acompanhe os sites das instituições responsáveis pela prova, bons estudos e boa prova!

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.