Nesta quarta-feira (19), vídeos que circulam nas redes sociais mostram o deputado estadual do Paraná Renato Freitas (PT) envolvido em uma briga de rua com um homem não identificado no centro de Curitiba. As imagens exibem os dois trocando socos e chutes em via pública.
Em declaração, Freitas afirmou que a reação foi motivada por racismo. “O motivo foi o mesmo que me fez brigar na rua desde que eu era criança: racismo, humilhação, injúria, violência e agressão”, disse.
Nos vídeos, o deputado aplica dois chutes e recebe um soco no rosto, que teria quebrado seu nariz. Outro registro mostra os dois atravessando a rua em confronto até que populares intervêm para separá-los. A origem da briga não está clara.
Freitas relatou que o homem jogou o carro em cima dele e de uma amiga, também negra. “Eu estava com a minha amiga atravessando a rua, e o cara tocou o carro em cima de nós. Ele baixou o vidro e me xingou antes de descer para brigar”, explicou.
Segundo o parlamentar, o agressor filmava a situação e partiu para a agressão. Nas redes sociais, o presidente nacional do PT, Edinho Silva, repudiou a violência e ressaltou que Freitas é uma liderança na luta antirracista e tem sido alvo frequente de ataques e racismo.
Freitas tem histórico de perseguições políticas. Em 2020, foi condenado à prisão em regime aberto por um protesto em Curitiba. Em 2022, seu mandato como vereador foi cassado por suposta invasão a uma igreja, decisão posteriormente anulada pelo STF.















