Contenção é analisada em reportagem sobre ação policial letal

Edição do programa detalha a operação que marcou o Rio de Janeiro com elevado número de mortes e reacendeu o debate sobre políticas de segurança.

Fonte: CenárioMT

Contenção é analisada em reportagem sobre ação policial letal
Contenção é analisada em reportagem sobre ação policial letal - Foto: Eusébio Gomes/TV Brasil

O episódio desta segunda-feira (17) apresenta uma análise aprofundada da Operação Contenção, considerada a ação policial mais letal já registrada no Brasil. A produção destaca o impacto das incursões realizadas em 28 de outubro de 2025, quando 2.500 agentes entraram nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, para cumprir mandados contra suspeitos ligados ao Comando Vermelho. A ofensiva deixou 121 mortos, entre eles quatro policiais.

A reportagem discute o modelo de enfrentamento adotado há mais de quatro décadas no estado fluminense, resgatando relatos de familiares de vítimas. Entre eles, Débora Velloso, mãe do policial civil Rodrigo Velloso, e Tauã Brito, mãe de Wellington Brito, jovem de 20 anos morto durante a operação.

[Continua depois da Publicidade]

A edição também apresenta posicionamentos das autoridades. O governador Cláudio Castro classificou a ação como histórica, citando longo período de investigação e planejamento.

Especialistas em segurança pública analisam o impacto e a efetividade desse tipo de operação. A pesquisadora Carolina Grillo, da UFF, afirma que ações de grande porte não desarticulam facções criminosas, ressaltando décadas de resultados insuficientes no combate ao controle territorial armado.

[Continua depois da Publicidade]

O pesquisador Bruno Paes Manso, da USP, aponta que operações violentas alimentam um ciclo de confrontos e fortalecem um mercado de guerra, contribuindo para ampliar a desordem urbana.

Segundo especialistas, avanços dependem de medidas estruturais, como combate à corrupção, melhorias no sistema prisional e ações voltadas ao enfraquecimento financeiro das organizações criminosas. Eles defendem ainda políticas públicas que ofereçam oportunidades sociais nas favelas, incluindo cultura, esporte e atividades que abram caminhos para a juventude.

Ficha técnica

Reportagem: Ana Passos

Apoio à reportagem: Ana Graziela Aguiar, Thiago Padovan

Produção: Ana Graziela Aguiar, Thiago Padovan, Vitor Abdala, Vitor Gagliardo

Apoio à produção: Acácio Barros

Reportagem cinematográfica: Alexandre Nascimento, Sandro Tebaldi, Eusébio Gomes

Auxílio técnico: Adaroan Barros, Caio Araujo, Eduardo Domingues, Yuri Freire

Edição de texto: Ana Passos

Edição de imagem e finalização: Ubirajara Abreu

Arte: Aleixo Leite, Caroline Ramos, Wagner Maia

Pesquisa no acervo da EBC: Artur dos Santos, Fabio Araujo Jorge, Mariana Nazareth, Nelson Lin, Pedro Modesto, Thiago Guimarães

Sonorização: Maurício Azevedo

Intérprete de Libras: Mateus Delmar

Agradecimentos: Band TV Rio, Luiza Arruda, Rede TV!, Voz das Comunidades

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Avatar photo
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada. Envie sua sugestão para o e-mail [email protected]