Na tarde desta quarta-feira (12), alunos das escolas municipais Vinicíus de Moraes e Profº Marcelino E. Dutra participaram do Campeonato Escolar de Robótica, realizado na Escola Municipal Vinícius de Moraes, bairro Rio Verde, em Lucas do Rio Verde. O evento também foi marcado pela premiação de duas alunas que conquistaram o 1º lugar na 17ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.
“Hoje é um dia para celebrar tudo o que construímos dentro da sala de robótica. É um momento de aprendizado, integração e troca entre as equipes. Também tivemos a oportunidade de compartilhar com a comunidade escolar o trabalho desenvolvido com as crianças — promovendo autonomia, raciocínio para resolução de problemas e o aprendizado da linguagem de programação, além da criação dos próprios robôs”, destacou a professora Kátia Mundim.
Seguindo as mesmas regras da Olimpíada Brasileira de Robótica, os alunos programaram os robôs que construíram para percorrer um circuito com obstáculos, simulando um local de acidente inacessível aos humanos. No percurso, os robôs deveriam resgatar as “vítimas” — bolinhas de isopor — e separá-las entre vivas (pratas) e mortas (pretas).

“Foi muito legal participar do campeonato! Eu estava muito nervoso, mas, com a ajuda dos meus amigos, consegui superar todas as dificuldades. É muito gratificante e surpreendente para nossa equipe conquistar o primeiro lugar. Hoje aprendemos o valor do respeito, da empatia e de ajudar quem precisa”, relatou o aluno e integrante da equipe PMED, Paulo Teixeira.
A tarde também foi marcada pela premiação das alunas da Escola Municipal Olavo Bilac, Laryssa Marcone e Isabelly Barros, que conquistaram o 1º lugar na categoria de Ciências do Ensino Fundamental na 17ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.
As estudantes participaram do evento com o projeto “Evitando Ruídos” e foram presentadas com um celular como reconhecimento pela conquista. Além disso, uma das alunas foi contemplada com uma Bolsa de Iniciação Científica, concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).
“O nosso projeto ‘Evitando Ruído’ foi criado para ajudar alunos autistas que se incomodam com sons altos. Quando o volume ultrapassa o limite programado, uma luz acende para sinalizar o desconforto. É muito gratificante receber esse prêmio e poder incentivar outros jovens a conhecerem a área da tecnologia, que proporciona muitas experiências e aprendizados”, contou emocionada a aluna Laryssa Marcone.
A participação e o destaque dos estudantes mostram que investir em projetos de robótica e iniciação científica é investir no futuro. As experiências vividas fortalecem o aprendizado e inspiram novas gerações a explorarem o universo da tecnologia e da inovação.
Confira os resultados da competição:
- 1º Lugar – Equipe PMED (Escola Prof° Marcelino E. Dutra)
- 2º Lugar – Equipe Mega Gênias (Escola Vinícius de Moraes)
- 3º Lugar – Equipe EstroGênias (Escola Vinícius de Moraes)


















