Estudantes inscritos no programa Pé-de-Meia que concluírem o ensino médio em 2025 e participarem dos dois dias de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão direito a um incentivo adicional de R$ 200.
O Pé-de-Meia é uma iniciativa do governo federal que busca estimular a permanência escolar e ampliar o acesso ao ensino superior. O Enem, por sua vez, é utilizado como principal via de seleção para programas como Sisu, Prouni e Fies.
Pagamento
O valor extra será depositado após a confirmação da conclusão do ensino médio, utilizando a mesma conta da Caixa Econômica Federal empregada nas demais parcelas do programa. O aluno poderá movimentar o recurso imediatamente, caso tenha 18 anos ou mais.
As informações sobre status de pagamento e requisitos podem ser consultadas no aplicativo oficial do Ministério da Educação dedicado aos estudantes.
Calendário do Enem
As provas do Enem 2025 acontecem em dois domingos, nos dias 9 e 16 de novembro. No primeiro dia, são aplicadas questões de linguagens e ciências humanas, além da redação. No segundo dia, os participantes respondem itens de ciências da natureza e matemática.
Regras para acesso ao Pé-de-Meia
Para participar do programa, é necessário:
• Estar matriculado no ensino médio público e ter entre 14 e 24 anos, ou na modalidade EJA entre 19 e 24 anos;
• Pertencer a família inscrita no Cadastro Único com renda de até meio salário mínimo por pessoa;
• Ter CPF regular;
• Cumprir frequência mínima de 80% nas aulas.
Atualmente, cerca de 4 milhões de estudantes são atendidos pelo programa em todo o país.

















