STF mantém suspensão da lei que regulamenta mototáxi em São Paulo

Decisão da Corte confirma a liminar que interrompe a validade da norma estadual sobre transporte por mototáxi via aplicativos.

Fonte: CenárioMT

STF mantém suspensão da lei que regulamenta mototáxi em São Paulo
STF mantém suspensão da lei que regulamenta mototáxi em São Paulo - Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal manteve a suspensão da lei estadual que regulamentava o serviço de transporte remunerado de passageiros por mototáxi em São Paulo. A medida foi confirmada em julgamento virtual, no qual a maioria dos ministros acompanhou o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes.

A norma previa que os municípios paulistas teriam autonomia para definir regras de prestação do serviço. No entanto, a Confederação Nacional de Serviços argumentou que apenas o Congresso Nacional possui competência para legislar sobre trânsito e transporte.

[Continua depois da Publicidade]

Ao analisar o pedido, Moraes considerou válidos os argumentos da entidade e determinou a suspensão da lei, afirmando que decisões locais não podem contrariar nem substituir legislação federal sobre o tema.

Votaram com o relator os ministros Dias Toffoli, Edson Fachin, Cármen Lúcia, André Mendonça, Flávio Dino e Cristiano Zanin. A votação ocorre em sessão virtual, com encerramento previsto para esta segunda-feira.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada. Envie suas sugestões para o email: angelo@cenariomt.com.br