A realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi suspensa em Rio Bonito do Iguaçu, no centro-sul do Paraná, após um tornado causar destruição na cidade na noite de sexta-feira (7). A decisão foi informada pela Secretaria de Educação do estado.
O primeiro dia de provas do Enem está previsto para domingo (9) em todo o país, com a segunda etapa marcada para o dia 16. A suspensão no município segue o protocolo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para eventos climáticos severos.
Com cerca de 14 mil habitantes, Rio Bonito do Iguaçu teve as duas escolas estaduais que seriam locais de aplicação do exame danificadas. As estruturas passam por avaliação de segurança.
Levantamentos da Defesa Civil indicam que até 90% da área urbana sofreu algum tipo de dano. O secretário estadual de Educação afirmou ter conversado com o presidente do Inep, que manifestou apoio para reorganizar o exame em nova data.
Até o momento, não há suspensão confirmada em outros municípios atingidos, como Guarapuava. No Paraná, há 195.870 inscritos confirmados no Enem.
O edital do exame prevê que participantes impossibilitados de comparecer por motivos climáticos podem solicitar a reaplicação.


















