Entre risadas e músicas envolventes, o aprendizado ganhou ritmo na Escola Municipal Caminho para o Futuro, em Lucas do Rio Verde, durante o projeto cultural “Sinal Verde para a Alegria”, nesta quinta-feira (6). O espetáculo, apresentado pelos humoristas Tchó e Béppi promoveu a conscientização dos alunos sobre os cuidados necessários para garantir a segurança no trânsito.
A iniciativa é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer e da instituição Ação Cultural, com apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O evento contou também com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, que articulou a participação da escola e abriu as portas da unidade para receber o projeto.
“Esse projeto é importantíssimo porque vai ao encontro das vivências dos nossos alunos, já que o trânsito da cidade é muito movimentado. Por isso, eles precisam dessa educação para o trânsito que, por meio da dupla Tchó e Béppi, foi apresentada de uma forma divertida, proporcionando muitos aprendizados que eles levarão para toda a vida”, destacou a gestora da escola, Claudineia de Almeida.
O espetáculo abordou situações cotidianas do trânsito, incentivando o uso da faixa de pedestres e de equipamentos de segurança como o cinto de segurança, o bebê conforto, a cadeirinha e o capacete. Também foram apresentadas orientações voltadas aos ciclistas, além da explicação sobre as placas de trânsito e o significado das cores do semáforo.
Para Fabinho Mezzacasa, autor do espetáculo e intérprete do personagem Béppi, é essencial educar as crianças para o trânsito, para que elas possam reforçar junto aos pais a importância de respeitar as leis e, no futuro, tornarem-se bons condutores. “As pessoas perguntam: ‘Vocês vão falar sobre trânsito para as crianças? Mas elas nem dirigem!’. Mas a nossa ideia é justamente formar nelas uma espécie de “guardinhas mirins”, que puxem a orelha do pai e da mãe quando estiverem no carro. Afinal, essas crianças serão os condutores de amanhã. Por isso, ensinamos várias leis e dicas de trânsito, e cantamos músicas durante o show, com refrões bem chicletes, que eles dançam, cantam e acabam memorizando as informações”.
“O Estado de Mato Grosso tem cidades muito jovens e em rápido crescimento, com taxas que variam entre 5% e 10%. Com isso, aumentam também os desafios no trânsito, o número de pessoas circulando pelas vias e, consequentemente, a necessidade de investir em educação para o trânsito. Esperamos contribuir para que ele se torne mais seguro e, assim, possamos reduzir a perda de vidas ao longo do tempo. Foi aqui, em Lucas, que nasceu a nossa primeira peça infantil, e agora retornamos com o espetáculo Sinal Verde. Ficamos muito felizes em voltar a este lugar que nos despertou para a importância de trabalhar com o público infantil”, declarou o intérprete do personagem Tchó, Luciano Vendrame.
“O espetáculo foi muito interessante, com várias informações que vou levar para vida toda, como o respeito ao trânsito, as placas e os sinais”, relatou o estudante Gustavo Lopes, que prestigiou o evento.
















