Moraes anuncia investigação da Polícia Federal sobre crime organizado no Rio

O STF determinou que a Polícia Federal investigue esquemas de crime organizado e lavagem de dinheiro na capital fluminense, em resposta a recentes operações policiais.

Fonte: CenárioMT

Moraes anuncia investigação da Polícia Federal sobre crime organizado no Rio
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou que a Polícia Federal (PF) abrirá um inquérito para investigar o crime organizado no Rio de Janeiro.

A declaração ocorreu durante encontro com representantes de entidades de direitos humanos, marcado após a Operação Contenção, que resultou em mais de 120 mortes na capital fluminense.

[Continua depois da Publicidade]

O foco da investigação será a atuação de esquemas de lavagem de dinheiro e a infiltração de criminosos no poder público. Moraes destacou que o STF acompanhará as apurações sobre os óbitos registrados durante a operação.

O ministro também apontou a falta de autonomia da polícia técnico-científica do Rio, alertando que a subordinação à Polícia Civil pode comprometer a investigação.

[Continua depois da Publicidade]

Atualmente, Moraes atua como relator temporário da ADPF das Favelas, ação que já determinou medidas para reduzir a letalidade policial na cidade. Ele foi designado para decisões urgentes devido à aposentadoria do ex-ministro Luís Roberto Barroso, que originalmente comandava o processo.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.