Mais de 1,08 milhão de candidatos confirmados na primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) já podem consultar o local onde farão o exame, programado para o turno vespertino do dia 26 de outubro.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou o Cartão de Confirmação de Inscrição, que informa o local da prova, o número de inscrição, além da data, horários e eventuais atendimentos especiais. O documento pode ser acessado na plataforma oficial, mediante login e senha Gov.br.
Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão impresso no dia do exame para facilitar o acesso às informações e evitar contratempos.
Objetivo da prova
A Prova Nacional Docente tem como meta valorizar a carreira do magistério e incentivar a entrada de professores efetivos no ensino público. A iniciativa também busca aprimorar a formação docente e apoiar estados e municípios na realização de concursos.
As provas serão aplicadas em 750 municípios de todos os estados e no Distrito Federal. Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h (horário de Brasília). A avaliação terá duração de 5 horas e 30 minutos, das 13h30 às 19h.
Conteúdo e estrutura
O exame é baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da educação básica e abrange 17 áreas de licenciatura, como artes visuais, biologia, educação física, filosofia, geografia, história, letras, matemática, pedagogia e química, entre outras.
O teste é dividido em duas partes: formação geral, com 30 questões objetivas e uma discursiva, e o componente específico, composto por 50 questões de múltipla escolha relacionadas à área de atuação.
Participação e impacto
A PND faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, voltado à qualificação e valorização do magistério. Embora não seja um concurso público, o resultado servirá de referência para a contratação de professores nas redes públicas.
O exame é destinado a estudantes que concluirão licenciaturas em 2025 e estão inscritos no Enade. A partir desta edição, 1.508 municípios de 22 estados utilizarão o desempenho na PND como critério de seleção para o ingresso no magistério público.