A Festa da Padroeira, organizada pelo Santuário Nacional, reuniu mais de 494 mil pessoas em Aparecida, SP, entre os dias 3 e 12 de outubro. O domingo foi o dia de maior público, com cerca de 152 mil fiéis presentes, segundo balanço divulgado pelo santuário.
O arcebispo Dom Orlando Brandes informou que aproximadamente 40 mil romeiros, que percorrem longas distâncias para cumprir promessas, participaram das celebrações em homenagem à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.
Apelo aos políticos
Durante a missa das 8h do último domingo, Dom Orlando Brandes fez um apelo aos políticos eleitos, para que votem em leis que beneficiem os pobres. O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, acompanhou a cerimônia presencialmente.
O arcebispo ressaltou a importância de apoiar os menos favorecidos: “Para muitos os pobres são invisíveis, para outros são criticados ou ignorados. Que a Mãe Aparecida nos ajude e que os eleitos votem em leis favoráveis ao povo”, afirmou, recebendo aplausos do público.
Em seu sermão, Brandes também pediu a intercessão de Nossa Senhora Aparecida para reduzir as desigualdades sociais no país.
“Vamos pedir duas esperanças para o povo brasileiro. Primeiro, a diminuição da pobreza, que traz paz e convivência. A segunda é a redução das desigualdades sociais, que é possível.”
Na manhã seguinte, questões de fome e pobreza foram abordadas em encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Papa Leão XIV, no Vaticano. O presidente destacou a importância de unir fé e compromisso com os mais pobres, ressaltando a necessidade de um movimento contra a desigualdade.