O Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 será aplicado neste domingo (19) em 225 cidades brasileiras, reunindo mais de 96,6 mil inscritos. O número representa um aumento de 9,8% em relação à edição anterior, que foi realizada em 205 municípios.
Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enamed é aplicado em todos os estados e no Distrito Federal. O exame avalia o desempenho dos estudantes e profissionais de medicina em todo o país e tem se consolidado como uma ferramenta importante para medir a qualidade da formação médica no Brasil.
Cartão de confirmação
Os participantes devem acessar o cartão de confirmação de inscrição no Sistema Enamed, utilizando a senha do portal Gov.br. O documento traz informações sobre o local da prova, número de inscrição, data, horários e possíveis atendimentos especializados ou uso de nome social.
Dia da prova
Os portões dos locais de aplicação abrem às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília. A prova começa às 13h30 e tem duração de cinco horas, terminando às 18h30. Para participar, é obrigatório apresentar documento oficial com foto, como RG, passaporte, CNH, Carteira de Trabalho ou documento digital disponível em aplicativos oficiais.
Estrutura do exame
O Enamed contará com 100 questões objetivas de múltipla escolha, distribuídas igualmente entre as áreas de ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina da família e comunidade, saúde coletiva e saúde mental. O gabarito preliminar será divulgado no dia 22 de outubro.
Residência médica e políticas públicas
O desempenho no Enamed poderá ser utilizado como critério de seleção para programas de residência médica por meio do Exame Nacional de Residência (Enare), processo seletivo unificado em nível nacional. Além disso, os resultados ajudarão na formulação de políticas públicas voltadas à melhoria da formação médica no país.