Há cerca de 30 anos, a Ação Social pela Música do Brasil (ASMB) usa a música como instrumento de inclusão e educação para crianças e jovens em áreas vulneráveis do Rio de Janeiro.
O projeto oferece aulas de instrumentos clássicos, como violino, contrabaixo e saxofone, para jovens entre 6 e 18 anos, nas unidades da ASMB na capital – Cidade de Deus, Complexo do Alemão, Vila Isabel, Rocinha e Rio das Pedras – além de atuação em São Gonçalo e Petrópolis. As atividades incluem reforço escolar para alunos até o 5º ano e lições de letramento racial.
Impacto social
Segundo Gutemberg Mendes, coordenador do polo no Complexo do Alemão, o projeto cumpre papel educativo e protege as crianças de situações de risco.
“Por meio da música, conseguimos tirá-los do convívio das coisas perigosas das ruas”, afirmou Mendes.
Ele destacou ainda que o programa amplia horizontes e forma cidadãos conscientes, além de músicos.
Para Ana Julia Mattos, estudante de 14 anos, participar das aulas desde os 9 trouxe novas perspectivas.
“O projeto me traz muitas responsabilidades e me ajuda, principalmente na escola. Mudou muito a minha vida, de verdade. Eu não conhecia sobre a música e essa oportunidade me trouxe conhecimento”.
Inscrições
Os interessados devem apresentar identidade, CPF e comprovante de residência no polo de sua região. Menores de idade precisam estar matriculados na escola, e os responsáveis devem levar documentos de identificação e declaração escolar.
*Estagiária sob supervisão do jornalista Gilberto Costa