Mec lança cartilha para enfrentar o trabalho infantil nas escolas

O Ministério da Educação divulgou uma cartilha que orienta educadores e gestores sobre como prevenir e combater o trabalho infantil no ambiente escolar.

Fonte: CenárioMT

Mec lança cartilha para enfrentar o trabalho infantil nas escolas
Mec lança cartilha para enfrentar o trabalho infantil nas escolas - Foto: CNJ

O Ministério da Educação (MEC) publicou recentemente a cartilha Enfrentamento ao Trabalho Infantil, com o objetivo de apoiar professores, gestores e demais profissionais da educação na promoção de uma cultura de respeito aos direitos da criança e do adolescente.

Segundo o MEC, a escola desempenha papel estratégico na prevenção e no enfrentamento do trabalho infantil, pois é nesse ambiente que muitas situações de vulnerabilidade podem ser identificadas e acompanhadas.

[Continua depois da Publicidade]

“Por meio de práticas pedagógicas voltadas à cidadania, reflexão crítica e valorização da infância, os educadores podem promover a conscientização sobre o tema e fortalecer redes locais de cuidado, reconhecendo a escola como parte da rede de proteção do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.”

Entenda

A cartilha apresenta ações educativas que estimulam o debate sobre o trabalho infantil em sala de aula, integrando-o às políticas de educação em direitos humanos. O material incentiva a formação continuada de professores e a criação de conteúdos pedagógicos contextualizados.

O MEC reforça que o enfrentamento do trabalho infantil demanda uma abordagem integrada entre escola, família, comunidade e poder público, assegurando a legislação brasileira e o direito à educação de qualidade.

[Continua depois da Publicidade]

Os conteúdos da cartilha são baseados em marcos legais, incluindo a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.

A publicação conta com a parceria da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o apoio da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

Números

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2023, o Brasil registrava 1,6 milhão de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos em situação de trabalho infantil, uma queda em relação aos 1,8 milhão de 2022.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.