Lula sanciona lei que aumenta pena por venda de bebida a menores

O presidente sancionou nova lei que intensifica punições para quem fornecer álcool a crianças e adolescentes, modificando o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Fonte: CenárioMT

Lula sanciona lei que aumenta pena por venda de bebida a menores
Lula sanciona lei que aumenta pena por venda de bebida a menores - Foto: DuyNod/Pixabay

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 15.234/2025, que aumenta as penas para a venda, fornecimento, serviço ou entrega de bebidas alcoólicas a menores de idade.

A medida também se aplica a produtos que possam causar dependência física ou psicológica, ampliando a proteção legal do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

[Continua depois da Publicidade]

Segundo a nova lei, a detenção, que anteriormente variava de 2 a 4 anos, pode ser aumentada de um terço até a metade caso a substância seja efetivamente consumida pelo menor.

De acordo com a Presidência, a mudança permite que o juiz considere a intensidade do dano causado para definir a punição, reforçando a proteção às crianças e adolescentes.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada.