Anvisa suspende cosméticos irregulares e alerta para riscos à saúde

A Anvisa determinou a suspensão da venda e fabricação de produtos capilares e cosméticos à base de ozônio por falta de registro e risco à saúde dos consumidores.

Fonte: CenárioMT

Anvisa suspende cosméticos irregulares e alerta para riscos à saúde
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a suspensão da venda, fabricação, distribuição, propaganda e uso de 69 cosméticos capilares da empresa Cosmoética, além de outros produtos da marca Truss e da linha Ozonteck, que utilizam ozônio em sua composição. A medida foi publicada no Diário Oficial da União e tem como objetivo garantir a segurança dos consumidores.

Segundo a agência, os produtos da Cosmoética Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda estavam apenas notificados, sem o devido registro obrigatório. O mesmo ocorreu com o item Truss Máscara Capilar Selante Blond, da Vegan do Brasil Indústria de Cosméticos, que também foi apenas notificado, embora exija registro formal.

[Continua depois da Publicidade]

Entre os itens suspensos pela Anvisa estão diversas linhas de realinhamentos térmicos, progressivas, botox e selagens capilares de diferentes marcas, incluindo Buran Profissional, Liberty Hair, Zelo Hair e Beleza Rara. Todos os produtos deverão ser recolhidos do mercado imediatamente.

Além dos cosméticos capilares, a ação também atingiu a marca Ozonteck, da empresa +Briefing Agência de Publicidade e Representações Ltda. A Anvisa determinou o recolhimento e a suspensão de produtos como sabonetes, cremes dentais, tônicos capilares e condicionadores ozonizados, destinados a adultos e crianças.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com a Anvisa, embora os produtos da Ozonteck sejam registrados como cosméticos, o fabricante alegava propriedades farmacológicas, o que é proibido pela regulamentação sanitária para este tipo de item.

A agência reforçou que produtos sem registro ou regularização não garantem segurança, qualidade e eficácia, podendo causar sérios danos à saúde. O órgão orienta que consumidores evitem o uso de cosméticos irregulares e façam denúncias à Ouvidoria da Anvisa ou pela Central de Atendimento 0800 642 9782.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada.