Projeto Laços de Leitura engaja alunos e famílias e fortalece aprendizagem na Escola Municipal São Cristóvão

Iniciativa semanal incentiva a participação dos pais e melhora a fluência e a compreensão leitora dos alunos do 2º ano do ensino fundamental

Fonte: Ascom Prefeitura/Camilly Barros

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(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)

Com o propósito de aperfeiçoar a fluência leitora e o nível de interpretação de texto dos alunos do 2º ano do ensino fundamental, bem como fortalecer a participação da família nas atividades escolares, a Escola Municipal São Cristóvão desenvolve, ao longo do ano, o Projeto Laços de Leitura, com incentivo da Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde. Por meio dessa iniciativa, uma vez na semana, um responsável vai até a escola para realizar a audiência de leitura com todos os alunos da turma do filho.

“A partir do Projeto, já conseguimos perceber avanços na aprendizagem dos alunos, como a evolução na fluência leitora, na entonação e na compreensão dos textos. Quando um aluno vê o pai de um colega participando, chega em casa e pergunta aos pais: ‘Quando vocês vão à minha escola para a audiência de leitura?’. Essa participação da família é fundamental, pois faz com que os alunos se sintam valorizados e entendam que a leitura também tem uma função social. Além disso, essa é uma oportunidade de aproximar a família da escola e mostrar o trabalho que desenvolvemos com as crianças”, destacou a coordenadora pedagógica, Silvana Santos.

Na audiência de leitura, utilizando o material previamente preparado pelos professores, cada aluno da turma lê um texto em voz alta e responde às questões de interpretação. Em seguida, os pais participantes observam e avaliam o nível de fluência e de compreensão leitora das crianças, identificando avanços ou possíveis dificuldades.

“A educação não é apenas um dever da escola. Os professores cumprem a parte pedagógica, mas nós, pais, também precisamos compreender e participar das ações escolares. A Escola São Cristóvão tem essa dinâmica de envolver as famílias, e eu e minha esposa já participamos de outras atividades. No Projeto Laços de Leitura, percebo que essa participação desperta nos alunos maior interesse pelos estudos. Hoje, meus filhos têm sete anos e já apresentam bons resultados graças a essa proximidade”, declarou Tiago Luckmann, pai dos gêmeos Gustavo e Benício e participante do projeto.

“Eu costumo dizer que tudo começa com a participação da família na escola — esse é o ponto mais importante. As crianças ficam entusiasmadas ao receber os pais, e essa alegria favorece a aprendizagem. Além disso, cada pai tem sua própria maneira de ouvir e ensinar, o que também contribui para o processo, já que cada criança aprende de uma forma”, ressaltou Tânia Berton, mãe do aluno Henrique e participante do projeto.

O estudante Henrique Berton conta que, a partir do projeto, está lendo cada vez melhor. “Eu acho muito boa a participação dos pais, porque alguns dos meus colegas já sabem ler um pouco melhor do que eu, mas quando os meus pais vêm, consigo ler melhor”.

A iniciativa da Escola Municipal São Cristóvão evidencia o empenho da rede municipal de Educação em oferecer um ensino de qualidade e mostra que, quando família e escola caminham juntas, os resultados na aprendizagem e na formação das crianças são ainda mais significativos.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT