Concurso é alvo de operação da Polícia Federal contra fraudes

A Polícia Federal deflagrou a Operação Última Fase para desarticular um esquema de fraudes em concursos públicos realizados em três estados.

Fonte: CenárioMT

Concurso é alvo de operação da Polícia Federal contra fraudes
Concurso é alvo de operação da Polícia Federal contra fraudes - Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (2) a Operação Última Fase, com o objetivo de combater uma quadrilha acusada de fraudar concursos públicos em diferentes instituições. A investigação contou com o apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Segundo a PF, as irregularidades ocorreram no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2024, em provas aplicadas para as Polícias Civis de Pernambuco e Alagoas, na Universidade Federal da Paraíba, além de seleções da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

No total, estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, três de prisão preventiva e diversas medidas cautelares, como afastamento de funções públicas e sequestro de bens, em endereços localizados na Paraíba, em Pernambuco e em Alagoas. As ações têm apoio do Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba.

De acordo com a corporação, os envolvidos já foram eliminados dos processos seletivos e afastados de cargos que ocupavam. Eles poderão responder por crimes de fraude em certame público, lavagem de dinheiro, organização criminosa e falsificação de documentos.

Com informações da Polícia Federal

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.