Moraes libera redes sociais de Carla Zambelli após fim de processo criminal

O ministro Alexandre de Moraes autorizou o desbloqueio das redes sociais da deputada Carla Zambelli, presa na Itália desde julho, após o encerramento do processo criminal.

Fonte: CenárioMT

Moraes libera redes sociais de Carla Zambelli após fim de processo criminal
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (25) o desbloqueio das redes sociais da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A decisão ocorre enquanto a parlamentar permanece detida na Itália, onde aguarda o desfecho do pedido de extradição feito pelo Brasil.

Moraes considerou que a restrição às plataformas não é mais necessária, já que o processo criminal contra a deputada foi encerrado. No entanto, o ministro estabeleceu uma multa de R$ 20 mil por dia caso Zambelli volte a publicar conteúdos com desinformação, discurso de ódio ou ataques à democracia.

[Continua depois da Publicidade]

A medida libera o acesso às redes sociais da Meta, Telegram, X, LinkedIn, TikTok, Getter e YouTube.

A parlamentar foi presa em julho deste ano em Roma, após tentar fugir do cumprimento de um mandado expedido pelo STF. Investigações apontam que Zambelli teria sido a autora intelectual da invasão que resultou na emissão de um falso mandado de prisão contra Moraes. O ataque foi executado por Walter Delgatti, que confirmou a participação e afirmou ter agido a mando da deputada.

[Continua depois da Publicidade]

O pedido de extradição de Carla Zambelli foi protocolado pelo STF em 11 de junho e enviado ao governo italiano pelo Itamaraty. Paralelamente, na Câmara dos Deputados, ela responde a um processo de cassação de mandato. Em depoimento à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), feito por videoconferência, negou envolvimento na violação do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada. Envie suas sugestões para o email: [email protected]