Desconto em aposentadoria não será retomado, afirma ministro

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, confirmou que os descontos de mensalidades associativas em aposentadorias e pensões não serão mais autorizados pelo INSS.

Fonte: CenárioMT

Desconto em aposentadoria não será retomado, afirma ministro
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, afirmou que os descontos de mensalidades associativas em benefícios do INSS não voltarão a ser aplicados.

Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Queiroz reforçou que essa modalidade de cobrança está definitivamente extinta.

[Continua depois da Publicidade]

Apoio ao projeto de lei

O ministro destacou seu apoio ao Projeto de Lei nº 1.546/24, aprovado recentemente pela Câmara dos Deputados e em análise no Senado, que proíbe descontos de mensalidades cobradas por associações, sindicatos e entidades de classe, mesmo com consentimento dos beneficiários.

“Não foi saudável este tipo de cobrança e o fim do desconto associativo será positivo para o Brasil e para o INSS. Isso permitirá que o instituto foque em sua função principal: conceder benefícios e cuidar dos beneficiários”, afirmou Queiroz, sugerindo que as entidades adotem alternativas como boletos ou PIX para receber suas mensalidades.

Suspensão e ressarcimento

Os descontos estavam suspensos desde 23 de abril deste ano, quando a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União deflagraram a Operação Sem Desconto, revelando um esquema que prejudicou milhões de aposentados e pensionistas.

[Continua depois da Publicidade]

Até o momento, mais de R$ 1,29 bilhão foram restituídos a cerca de 2,3 milhões de beneficiários. Além disso, 52 Processos Administrativos de Responsabilização foram instaurados contra 50 associações e três empresas suspeitas de fraudar o INSS e pagar propina a agentes públicos.

“Com o fim dos descontos, este assunto está encerrado. É fundamental defender a Previdência Social, um patrimônio essencial do Brasil, garantindo que o INSS permaneça forte e saudável”, concluiu o ministro.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada.