Sete em cada dez alunos do ensino médio utilizam IA generativa em pesquisas escolares

Pesquisa TIC Educação revela que 70% dos estudantes do ensino médio usam ferramentas de inteligência artificial para tarefas escolares, evidenciando novas práticas de aprendizado.

Fonte: CenárioMT

Sete em cada dez alunos do ensino médio utilizam IA generativa em pesquisas escolares
Foto: Imagem criada pelo chatgpt para ilustrar matéria

De acordo com a 15ª edição da pesquisa TIC Educação, divulgada pelo Cetic.br, sete em cada dez estudantes do ensino médio que usam a internet recorrem a ferramentas de inteligência artificial generativa, como ChatGPT e Gemini, para pesquisas escolares. O levantamento, conduzido pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), faz parte das ações do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

“Entre os alunos dos anos finais do ensino fundamental, 39% utilizam essas ferramentas, enquanto entre os do ensino médio a proporção chega a 70%, mostrando novas práticas de aprendizagem”, afirmou Daniela Costa, coordenadora do estudo. Ela destacou ainda que essas tecnologias exigem novas formas de lidar com a linguagem e curadoria de conteúdo.

Segundo o estudo, as escolas já começam a discutir o uso da IA com pais e professores. Cerca de 68% das instituições realizaram reuniões com educadores e 60% com familiares para definir regras de uso de tecnologias digitais. Dentre essas normas, 40% abordam diretamente o uso de ferramentas de IA.

“Apesar do uso generalizado, apenas 32% dos alunos receberam orientação sobre como usar essas ferramentas, algo essencial para compreender a integridade da informação e construir conhecimento próprio”, ressaltou Daniela Costa.

A pesquisa envolveu 945 gestores, 864 coordenadores, 1.462 professores e 7.476 alunos de 1.023 escolas públicas e privadas em todo o país, abrangendo áreas rurais e urbanas.

Uso de celulares

O estudo também analisou a aplicação da Lei 15.100, que restringe o uso de celulares em escolas. Em 2024, 39% das instituições proibiam totalmente os aparelhos, enquanto 56% permitiam em horários ou locais específicos, refletindo redução no uso, principalmente em escolas rurais e municipais.

Conectividade

Quase 96% das escolas brasileiras possuem acesso à internet, mas desigualdades persistem. Nas escolas estaduais, 67% dos alunos usam a internet para atividades escolares, contra 27% nas municipais. Apesar do crescimento da conectividade, a disponibilidade de dispositivos digitais, como computadores, ainda é limitada, principalmente em escolas rurais.

Formação docente

O levantamento aponta queda na participação de professores em formação voltada para tecnologias digitais, de 65% em 2021 para 54% em 2024. Daniela Costa destaca que capacitação adequada é fundamental para orientar os alunos sobre uso seguro e crítico de tecnologias emergentes, incluindo IA.