Rádio celebra 102 anos como marco da cultura e educação no Brasil

A emissora mais antiga em operação no país reforça seu papel na democratização da cultura e da educação, com destaque para a música clássica.

Fonte: CenárioMT

Rádio celebra 102 anos como marco da cultura e educação no Brasil
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil/Arquivo

Neste 7 de setembro, a Rádio MEC completou 102 anos de história, consolidando-se como a emissora mais antiga em funcionamento no Brasil e uma das pioneiras da radiodifusão mundial.

Fundada em 1923 como Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, a iniciativa nasceu do ideal de cientistas e educadores liderados por Edgard Roquette-Pinto. A proposta era usar o rádio como ferramenta para ampliar o acesso à educação e à cultura. Em 1936, passou a integrar o Ministério da Educação e adotou o nome Rádio MEC, tornando-se referência nacional em programação educativa e cultural.

[Continua depois da Publicidade]

Desde 2007, a emissora é administrada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), mantendo uma grade voltada para música clássica, literatura, artes e debates intelectuais. Ao longo de sua trajetória, recebeu colaborações de grandes nomes da cultura brasileira, como Fernanda Montenegro, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira.

“A Rádio MEC é a referência mais longeva em comunicação pública no Brasil e temos orgulho na EBC de manter viva essa tradição. Com 102 anos, ela é uma referência em cultura e música de qualidade, agora em várias capitais do país”, afirmou Bráulio Ribeiro, diretor-geral da EBC.

O gerente-executivo de Rádios da EBC, Thiago Regotto, destacou que a emissora continua inovando.

[Continua depois da Publicidade]

“A Rádio MEC criou, há mais de 100 anos, um modelo de programação educativa e cultural que hoje inspira diversas rádios públicas. E segue firme nessa missão, agora com presença nas redes sociais e uma linguagem que dialoga com as novas gerações”, disse.

A programação atual

Reconhecida como “A Rádio de Música Clássica do Brasil”, a emissora dedica atualmente 80% de sua programação à música clássica, trazendo ao público compositores brasileiros e internacionais de diferentes épocas.

Em julho de 2025, segundo dados da Kantar IBOPE Media, a Rádio MEC registrou crescimento de audiência: 7% no Rio de Janeiro, 12% em Brasília e 27% em Belo Horizonte, comparando-se ao mês anterior.

Como sintonizar

  • Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz
  • Belo Horizonte: FM 87,1 MHz
  • Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz
  • Parabólica: Star One C2 – 3748,00 MHz – Serviço 3
  • Celular: App Rádios EBC para Android e iOS
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.