O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos autorizou, nesta quinta-feira (4), a nomeação de 1.316 aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2024. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União em duas portarias.
Do total, 855 vagas são para auditores-fiscais do trabalho, 182 para analistas em tecnologia da informação e 279 para analistas de infraestrutura. As nomeações reforçam tanto a atuação em direitos trabalhistas quanto a modernização digital do Estado.
Direitos trabalhistas
Os auditores-fiscais atuarão na fiscalização do cumprimento das leis trabalhistas, no combate ao trabalho escravo e infantil, e na promoção de condições seguras e dignas de trabalho em todo o país.
Modernização do Estado
Já os analistas em tecnologia da informação e de infraestrutura vão apoiar a transformação digital dos serviços públicos, a segurança cibernética e o planejamento de grandes obras, além de integrar sistemas entre União, estados e municípios.
Próximas etapas
Os candidatos devem passar pela verificação de documentos e requisitos, realizada pelos ministérios responsáveis. As nomeações dependerão da existência de vagas no momento da posse e da comprovação de disponibilidade orçamentária.
Nomeações anteriores
As primeiras convocações do chamado “Enem dos Concursos” ocorreram em julho, contemplando agências reguladoras como a Antaq, a Aneel e a ANS. Em agosto, foi a vez de aprovados para o cargo de Analista de Comércio Exterior, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.