Encceja abre seleção de professores para elaboração e revisão de provas

Docentes da rede pública podem se inscrever até 5 de novembro para colaborar no processo de avaliação do Inep.

Fonte: CenárioMT

Encceja abre seleção de professores para elaboração e revisão de provas
Encceja abre seleção de professores para elaboração e revisão de provas - Foto: Divulgação/Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu inscrições para professores interessados em participar da elaboração e revisão de itens do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O prazo para adesão vai de 22 de setembro a 5 de novembro.

O objetivo é ampliar o número de profissionais qualificados credenciados nos processos de avaliação educacional promovidos pelo instituto.

[Continua depois da Publicidade]

Requisitos

Podem se inscrever docentes concursados, ativos ou inativos, do ensino básico ou superior, em qualquer esfera pública. É exigido diploma de ensino superior e conhecimentos de informática. Servidores do Ministério da Educação (MEC), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e de órgãos vinculados estão impedidos de participar.

Documentos

A seleção inclui análise documental. Os candidatos deverão apresentar diploma ou certificado de conclusão de curso e comprovação da experiência docente, por meio de contrato de trabalho, declaração institucional ou ato de nomeação publicado em Diário Oficial.

[Continua depois da Publicidade]

Quem não comprovar as informações prestadas será desclassificado, ficará impedido de participar de novos editais do Inep por dois anos e poderá responder judicialmente.

Seleção

O resultado final será divulgado em 11 de fevereiro de 2026. Os aprovados passarão por capacitação obrigatória e deverão obter aproveitamento mínimo. Somente após a conclusão dessa etapa os professores serão credenciados no Banco Nacional de Itens (BC-BNI).

Os colaboradores atuarão na elaboração de questões do Encceja tanto no nível fundamental, em áreas como ciências naturais, matemática, língua portuguesa, artes, redação, história e geografia, quanto no ensino médio, abrangendo ciências da natureza, matemática, linguagens e códigos e ciências humanas.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.