O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu inscrições para professores interessados em participar da elaboração e revisão de itens do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O prazo para adesão vai de 22 de setembro a 5 de novembro.
O objetivo é ampliar o número de profissionais qualificados credenciados nos processos de avaliação educacional promovidos pelo instituto.
Requisitos
Podem se inscrever docentes concursados, ativos ou inativos, do ensino básico ou superior, em qualquer esfera pública. É exigido diploma de ensino superior e conhecimentos de informática. Servidores do Ministério da Educação (MEC), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e de órgãos vinculados estão impedidos de participar.
Documentos
A seleção inclui análise documental. Os candidatos deverão apresentar diploma ou certificado de conclusão de curso e comprovação da experiência docente, por meio de contrato de trabalho, declaração institucional ou ato de nomeação publicado em Diário Oficial.
Quem não comprovar as informações prestadas será desclassificado, ficará impedido de participar de novos editais do Inep por dois anos e poderá responder judicialmente.
Seleção
O resultado final será divulgado em 11 de fevereiro de 2026. Os aprovados passarão por capacitação obrigatória e deverão obter aproveitamento mínimo. Somente após a conclusão dessa etapa os professores serão credenciados no Banco Nacional de Itens (BC-BNI).
Os colaboradores atuarão na elaboração de questões do Encceja tanto no nível fundamental, em áreas como ciências naturais, matemática, língua portuguesa, artes, redação, história e geografia, quanto no ensino médio, abrangendo ciências da natureza, matemática, linguagens e códigos e ciências humanas.