STF decreta prisão preventiva de cidadã georgiana em Primavera do Leste

O Supremo Tribunal Federal autorizou a prisão preventiva de uma cidadã da Geórgia condenada por fraude e lavagem de dinheiro, residente em Primavera do Leste.

Fonte: CenárioMT

STF decreta prisão preventiva de cidadã georgiana em Primavera do Leste
Foto ilustrativa

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão preventiva da cidadã georgiana Geórgia Ekaterine Jorgensen, atendendo a um pedido de extradição do governo da Geórgia. A decisão foi publicada na segunda-feira (25) e tem como base a Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional.

Ekaterine foi condenada pelo Tribunal da Cidade de Tbilisi pelos crimes de fraude e lavagem de dinheiro, ocorridos entre maio e agosto de 2020. No Brasil, as condutas correspondem a estelionato e lavagem de dinheiro, conforme legislação nacional. O STF destacou que a pretensão punitiva não está prescrita em nenhum dos dois países.

[Continua depois da Publicidade]

O processo também menciona o marido de Ekaterine, Erick J. Jorgensen, já preso e alvo de extradição pelos mesmos delitos. O casal residia no município de Mato Grosso, especificamente em Primavera do Leste. O pedido de refúgio feito por Erick já havia sido negado pelas autoridades brasileiras.

A extradição de Ekaterine havia sido suspensa após solicitação de reconhecimento como refugiada no Brasil, mas o ministro entendeu que o pedido não impede a prisão preventiva, necessária para garantir o andamento do processo. A decisão atual também considerou a prisão já decretada contra o marido.

[Continua depois da Publicidade]

Uma vez capturada, a cidadã será submetida a audiência de custódia e interrogatório em Juízo Federal, com prazo de 10 dias para que a defesa apresente manifestação escrita ao STF. O procedimento de extradição seguirá até o julgamento final pelo Plenário da Corte, enquanto o Ministério Público Federal (MPF) avaliará a possibilidade de conversão da prisão em domiciliar, devido ao fato de Ekaterine ser mãe de uma criança menor de idade.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .