Moraes determina monitoramento discreto de Bolsonaro no DF

O ministro Alexandre de Moraes notificou o governo do Distrito Federal para que a vigilância da residência do ex-presidente seja realizada de forma sigilosa e sem exposição indevida.

Fonte: CenárioMT

Moraes determina monitoramento discreto de Bolsonaro no DF
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), notificou o governo do Distrito Federal para iniciar o monitoramento integral da residência do ex-presidente Jair Bolsonaro em Brasília.

O ofício foi encaminhado ao secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, responsável por acionar a Polícia Penal para acompanhar Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo a decisão, o acompanhamento deve ocorrer sem exposição indevida, evitando indiscrições midiáticas ou intrusões na residência do ex-presidente.

“O monitoramento realizado pelas equipes da Polícia Penal do Distrito Federal deverá evitar a exposição indevida, abstendo-se de toda e qualquer indiscrição, inclusive midiática, sem adoção de medidas intrusivas da esfera domiciliar do réu ou perturbadoras da vizinhança; ficando ao seu critério a utilização ou não de uniforme e respectivos armamentos necessários à execução da ordem”, afirmou Moraes.

[Continua depois da Publicidade]

A decisão segue parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR) e antecede o julgamento do ex-presidente pelas acusações relacionadas à trama golpista, marcado para 2 de setembro.

O pedido inicial de monitoramento integral foi enviado ao STF pelo deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) ao diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, argumentando que a vigilância reforçada é necessária para garantir a aplicação da lei e evitar qualquer tentativa de fuga.

A defesa de Bolsonaro foi notificada sobre a decisão, mas ainda não apresentou posicionamento.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.