Prova de vida do INSS já foi realizada por 90% dos beneficiários

Mais de 30 milhões de segurados já confirmaram a prova de vida em 2025, segundo o governo, que também alerta para golpes contra aposentados e pensionistas.

Fonte: CenárioMT

Prova de vida do INSS já foi realizada por 90% dos beneficiários
Prova de vida do INSS já foi realizada por 90% dos beneficiários - Foto: INSS/Divulgação

O governo federal informou que mais de 30,5 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizaram a prova de vida em 2025, procedimento essencial para garantir a continuidade do pagamento de aposentadorias e pensões.

Segundo dados oficiais, o número representa 90% dos segurados que precisam confirmar a comprovação de vida anualmente. A medida busca prevenir fraudes e pagamentos indevidos. A verificação é feita, em grande parte, por meio de cruzamento de dados governamentais, evitando que a maioria dos beneficiários precise ir ao banco ou acessar o aplicativo Meu INSS.

Nos casos em que o sistema não consegue validar a prova de vida, o banco responsável pelo benefício envia uma notificação exclusiva ao segurado.

Risco de golpes

O governo alertou que criminosos têm tentado enganar aposentados e pensionistas com ligações e mensagens falsas sobre o bloqueio de benefícios. Entre as práticas estão pedidos de dados pessoais, marcações de falsos agendamentos e até ameaças de suspensão imediata do pagamento.

O INSS não solicita a prova de vida por telefone, WhatsApp, SMS ou aplicativos. Também não envia servidores às casas dos segurados para recolher documentos ou realizar o procedimento.

A Secretaria de Comunicação Social reforça: “Desconfie de qualquer contato fora dos canais oficiais e nunca compartilhe informações pessoais com desconhecidos”.

Como consultar

Para confirmar a situação, os segurados podem usar o aplicativo ou site Meu INSS, além do telefone 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. No aplicativo, basta acessar com CPF e senha e, se solicitado, realizar o reconhecimento facial. O campo “Prova de Vida” mostra a data da última atualização.

Caso apareça a mensagem “Comprovação de vida não realizada”, será necessário regularizar a situação.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.