Lúpus: Justiça determina que Mato Grosso e Cuiabá reduzam filas de pacientes

Decisão judicial obriga Estado e município a apresentar plano para garantir consultas e medicamentos a pacientes com lúpus no SUS.

Fonte: CenárioMT

Lúpus: Justiça determina que Mato Grosso e Cuiabá reduzam filas de pacientes

A Justiça determinou que o Estado de Mato Grosso e o município de Cuiabá apresentem, em até 90 dias, um Plano de Ação detalhado para reduzir a fila de pacientes que aguardam atendimento em reumatologia e medicamentos, com foco nos casos de lúpus. A medida atende parcialmente pedido do Ministério Público Estadual (MPE).

A decisão, publicada no Diário da Justiça Eletrônico nesta segunda-feira (18), apontou omissões no sistema de saúde que levaram a fila de 400 pacientes em 2014 para 9.585 em março de 2023 no Estado, e 8.087 em Cuiabá em julho do mesmo ano.

[Continua depois da Publicidade]

O Judiciário rejeitou os argumentos de limitação orçamentária e de separação de poderes apresentados pelo Estado e pela Prefeitura. Seguiu entendimento do Supremo Tribunal Federal (Tema 698), que autoriza a intervenção judicial quando direitos fundamentais não são garantidos, desde que sejam fixadas metas e resultados.

Entre as medidas, está a exigência de que o tempo máximo para a primeira consulta não ultrapasse 60 dias. O Estado deve priorizar pacientes do interior, enquanto Cuiabá terá responsabilidade principal sobre os atendimentos na Capital. Ambos deverão colaborar quando necessário.

[Continua depois da Publicidade]

O primeiro relatório com resultados deve ser apresentado em 180 dias após a entrega do plano, com atualizações trimestrais sobre tempo de espera, redução da fila, oferta de consultas e fornecimento de medicamentos. Mudanças nas metas só serão aceitas mediante justificativa técnica e aprovação judicial.

Pedidos específicos como campanhas de mídia, busca ativa de pacientes e remanejamento de verbas de publicidade foram negados por representarem ingerência administrativa. A decisão também não estipulou multa imediata, mas prevê possibilidade de medidas coercitivas futuras, incluindo bloqueio de valores, em caso de descumprimento.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-vitor
Criador de conteúdo especializado em jogos, tecnologia e notícias de Mato Grosso, é redator no CenárioMT e atua também como analista de TI. Desenvolve projetos de game design no tempo livre. Contato para pautas sobre Mato Grosso: [email protected]