Pronasci leva cidadania a jovens vulneráveis no Amazonas

Programa federal inicia ações em quatro cidades do Amazonas para prevenir violência e oferecer oportunidades a jovens em situação de risco.

Fonte: CenárioMT

Pronasci leva cidadania a jovens vulneráveis no Amazonas
Pronasci leva cidadania a jovens vulneráveis no Amazonas - Foto: Vanessa Sena/IFAM

O Pronasci Juventude, programa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, iniciou atividades no Amazonas para promover cidadania e prevenir a violência em regiões afetadas pelo tráfico de drogas. As ações abrangem Iranduba, Manacapuru, Manaus e Tabatinga, com foco em adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social e racial.

Em Tabatinga, a Casa Cultural Herói Yo’i Magüta será um dos espaços atendidos, oferecendo atividades ligadas à educação, cultura e esporte. A partir de janeiro de 2026, 100 jovens indígenas e não indígenas serão beneficiados. A meta estadual é alcançar 500 pessoas de 15 a 24 anos, com investimentos de R$ 7,7 milhões.

[Continua depois da Publicidade]

O programa prevê acompanhamento multidisciplinar, cursos do Pronatec com bolsas de R$ 500 mensais, oficinas de arte, cultura e lazer, e capacitação de profissionais locais para prevenção e tratamento relacionados a drogas. Dados do Atlas da Violência 2025 apontam que o Amazonas registrou aumento de 30,6% nos homicídios entre 2013 e 2023.

Criado em 2023, o Pronasci Juventude atua em territórios vulneráveis e impactados pelo crime organizado, oferecendo alternativas para afastar jovens de facções criminosas. Atualmente, o programa está presente também na Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e Distrito Federal, beneficiando 4 mil jovens, com meta de chegar a 15 mil até 2026.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada.