Stf condena manifestante a 17 anos por atos de 8 de janeiro

Supremo responsabiliza réu por participação em invasão e atos antidemocráticos com pena de prisão e multa milionária.

Fonte: CenárioMT

Fachada do Supremo Tribunal Federal (STF) com estátua A Justiça, de Alfredo Ceschiatti, em primeiro plano.
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Fábio Alexandre de Oliveira a 17 anos de prisão por sua participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. Durante a invasão à sede do tribunal, ele foi flagrado sentado na cadeira do ministro Alexandre de Moraes, gravando um vídeo com ofensas ao magistrado.

Além da pena de prisão, o réu terá que arcar com R$ 30 milhões pelos danos causados durante os ataques. O valor será dividido entre todos os condenados que participaram das depredações em Brasília.

[Continua depois da Publicidade]

Fábio Alexandre foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada.

Segundo a acusação, ele entrou no edifício do Supremo Tribunal Federal usando luvas e máscara contra gases para dificultar sua identificação. No vídeo gravado no plenário, profere xingamentos direcionados ao ministro Alexandre de Moraes.

[Continua depois da Publicidade]

O relator do caso, ministro Moraes, destacou que as provas apresentadas demonstram com clareza a adesão de Fábio ao movimento antidemocrático e sua contribuição direta para disseminar mensagens contra as instituições. Seu voto foi acompanhado pelos ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin, que fixaram penas de 17 e 15 anos, respectivamente. Já o ministro Luiz Fux propôs 11 anos de prisão. A ministra Cármen Lúcia não votou.

Defesa questiona competência do STF

Durante o processo, os advogados do réu alegaram que o STF não teria competência para julgar o caso e apontaram cerceamento de defesa. Eles também afirmaram que Fábio não participou diretamente da invasão nem incitou a destruição de prédios públicos.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.