O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até a próxima quarta-feira (6) o prazo para pagamento da taxa de inscrição da Prova Nacional Docente (PND). A data anterior era 1º de agosto. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a medida foi tomada para atender os candidatos não isentos do pagamento.
A aplicação da prova está mantida para o dia 26 de outubro. O exame tem como finalidade avaliar conhecimentos e competências dos profissionais da educação, sendo utilizado como etapa única ou complementar em concursos e processos seletivos de redes públicas estaduais e municipais.
De acordo com o Inep, a edição de 2025 já conta com a adesão de 22 unidades da Federação e 1.508 municípios, incluindo 18 capitais, cobrindo todas as regiões do Brasil.
Estão aptos a realizar a prova tanto estudantes concluintes do Enade 2025 quanto licenciados interessados em participar de seleções que utilizem o resultado da PND como critério de admissão.
Criado com o objetivo de qualificar a formação docente e estimular concursos públicos, o exame integra o programa Mais Professores para o Brasil. A avaliação seguirá a mesma matriz teórica do Enade voltado às Licenciaturas, reformulada desde 2024 para priorizar a formação docente.
As diretrizes para a realização da PND estão detalhadas na Portaria n.º 399/2025. O exame será realizado anualmente, direcionado a profissionais licenciados.