Operações realizadas pela Polícia Militar nesta sexta-feira (1) resultaram na apreensão de nove fuzis, duas metralhadoras e grande quantidade de drogas em comunidades da Baixada Fluminense e de Itaboraí, no Rio de Janeiro. Com isso, o número de fuzis apreendidos no estado desde o início do ano chegou a 408.
Na comunidade do Dique, em Duque de Caxias, seis fuzis foram recolhidos durante ações de varredura. A operação foi deflagrada após um ataque que feriu um policial militar da reserva e matou sua irmã e a sobrinha, de apenas três anos.
Em Japeri, também na Baixada, policiais foram atacados por criminosos no bairro Jardim Delamare. Dois suspeitos foram baleados e, apesar de socorridos, não resistiram. Durante a ação, foram encontrados uma pistola 9mm, um revólver calibre 38, drogas variadas e equipamentos de comunicação.
Na zona norte da capital, agentes do batalhão de Olaria apreenderam um fuzil calibre 5.56 e entorpecentes nas comunidades Furquim Mendes e Dique. Já o 41º BPM, de Irajá, recuperou outro fuzil do mesmo calibre no Complexo da Pedreira.
No Complexo da Reta, em Itaboraí, equipes do batalhão local e do Batalhão de Ações com Cães (BAC) localizaram um fuzil, duas metralhadoras e grande quantidade de entorpecentes. Os cães do BAC também auxiliaram na recuperação de veículos roubados e na repressão aos crimes de roubo de automóveis.
A intensificação das ações da PM tem como foco enfraquecer o poder bélico das facções criminosas que atuam em diversas regiões do estado.