STF conclui interrogatórios sobre trama golpista envolvendo 31 réus

Com os depoimentos encerrados, ações penais avançam contra acusados por tentativa de golpe durante o governo Bolsonaro.

Fonte: CenárioMT

Brasília (DF) 11/04/2023 Fachada do palácio do Supremo Tribunal Federal (STF) Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil/Arquivo
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil/Arquivo

O Supremo Tribunal Federal (STF) finalizou nesta segunda-feira (28) os interrogatórios de 31 réus investigados por envolvimento na tentativa de golpe de Estado durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os depoimentos, colhidos ao longo de julho, encerram a fase de instrução das ações penais relativas aos núcleos 1, 2, 3 e 4 da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

O último grupo ouvido foi o do núcleo 3, acusado de planejar ações táticas para viabilizar o golpe, incluindo o monitoramento do ministro Alexandre de Moraes e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

[Continua depois da Publicidade]

Com a conclusão dos interrogatórios, os réus do núcleo 3 têm cinco dias para apresentar requerimentos complementares ou pedir novas diligências. Nos demais núcleos, os prazos processuais já estão em curso.

Em seguida, terá início o período de 15 dias para apresentação das alegações finais tanto por parte da defesa quanto da acusação. Essa será a última etapa antes do julgamento, que poderá resultar em condenação ou absolvição.

[Continua depois da Publicidade]

Os réus respondem pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Bolsonaro e aliados

No núcleo 1, que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete investigados, o processo está mais avançado. A PGR já apresentou pedido de condenação, restando apenas as alegações finais das defesas e do ex-ajudante de ordens Mauro Cid.

A expectativa é de que o julgamento que definirá o destino de Bolsonaro e seus aliados ocorra em setembro. A decisão caberá à Primeira Turma do STF, composta pelos ministros Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.